Instituições de Vitória da Conquista que prestam apoio aos idosos, entre elas serviços de atendimento de longa permanência, devem se cadastrar no Conselho Municipal do Idoso. Além de segurança jurídica, as entidades cadastradas poderão participar de editais e projetos financiados por órgãos governamentais, empresas e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Para se cadastrar, os representantes de Organizações da Sociedade Civil devem se dirigir ao Conselho Municipal do Idoso e solicitar aprovação das instituições, munidos de ata de eleição e posse da diretoria, estatuto, alvará de funcionamento, CNPJ, matrícula do INSS e certidões negativa de débito e de utilidade pública.

Além de apoiar e fiscalizar as instituições, o conselho promove a participação dos idosos nos serviços de saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura, esporte, lazer e moradia. Para tratar dessas e de outras questões, os membros do conselho se reúnem todos os meses.

Uma dessas reuniões foi realizada na manhã desta quarta-feira (6) no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Entre os assuntos tratados estavam visitas às instituições e a Lei nº 2.590, aprovada em janeiro deste ano e que institui o selo “Empresa Amiga do Idoso”, que será concedido a empresas que desenvolvam ações de valorização, defesa e atendimento aos idosos. Para a presidente do conselho, Karina Leite, “os conselheiros precisam se capacitar, entender e trabalhar juntos na efetivação desses instrumentos”.

Representante dos idosos que moram na zona rural, João Lélis faz parte do conselho há alguns anos e destacou a importância de participar do órgão. “A gente tem desenvolvido muitas coisas e com bons resultados, por isso é importante a gente valorizar esse espaço e estar presente nas discussões dos assuntos que são do nosso interesse”. E a conselheira Luzinete Alves completou lembrando que “o conselho vem para promover a pessoa idosa e os seus direitos, e também é um suporte para essa fração da sociedade que até então era pouco vista”.

O Conselho do Idoso funciona no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Praça Tancredo Neves, nº 11, Centro. Mais informações pelo telefone 77 3422-8212.