Foram prorrogadas até esta quinta-feira (28), as inscrições para o curso de formação para gestores, destinado aos professores efetivos da Rede Municipal de Ensino que atuam ou desejam atuar como gestores escolares no biênio 2022/2023. Os interessados devem se inscrever por meio do site: http://smed.pmvc.ba.gov.br/cursogestores.

É importante ressaltar que, além de fazer parte do quadro efetivo, é necessário que o professor já tenha cumprido o período de estágio probatório.

Oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o curso terá carga horária de 40 horas e abordará temas como Gestão de Pessoas e da Administração dos Espaços escolares, Resolução de conflitos, Ética na Educação, Censo Escolar, Busca Ativa, entre outros. As aulas têm início no dia 3 de novembro.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, comentou sobre a importância do curso. “A eleição para diretores é um dos eventos mais importantes que acontece na educação municipal, momento em que a comunidade escolar se reúne para escolher o diretor da unidade de ensino. Essa importância ganhou maior relevância neste momento de amplas mudanças na educação, impostas pela pandemia. Mudanças que impõem a repensar profundamente os modelos de gestão. A escola hoje precisa avaliar sua organização, sua gestão, sua maneira de definir os tempos os espaços e seu conviver de forma democrática. Por isso, preparamos esse curso para capacitar os candidatos ao cargo de direção”, destacou.

O curso de formação para gestores atende a Lei nº 2.108, de 11 de outubro de 2016, cujo objetivo é fortalecer a gestão escolar e aprimorar a competência técnica da gestão pedagógica.