Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do curso gratuito Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins – “Fé na Prevenção”. Os interessados devem se inscrever até essa quita-feira, 31, por meio do endereço eletrônicofenaprevencao.senad.gov.br.

O curso é realizado a distância, com duração de três meses e certificação pela Universidade Federal de São Paulo. O objetivo é capacitar 15 mil pessoas que desempenham papel de lideranças religiosas ou que atuam em movimentos afins, para ações de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco e na abordagem de situações que requeiram encaminhamento às redes de serviço.

Durante a capacitação, serão tratadas temáticas relacionadas ao conceito e à classificação de drogas, além de técnicas de abordagem, intervenção breve, formas de encaminhamento e entrevista motivacional na prevenção do uso de álcool e outras drogas. Os alunos receberão todo o material didático no endereço residencial e serão acompanhados por tutores especializados e serviço telefônico gratuito, para dúvidas e orientações.

O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e executado pela Unidade de Dependência de Drogas (Uded) do Departamento de Psicobiologia e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A primeira edição capacitou 5 mil lideranças religiosas de diferentes doutrinas e movimentos afins.