O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva para Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (16). Um deles é o alerta amarelo, com perigo potencial de previsão de chuvas intensas, e o alerta laranja, que é de perigo, e prevê acumulado de chuva.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, Vitória da Conquista está em área de convergência das duas situações. Segundo informações do Inmet, o alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já o alerta laranja prevê chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Os alertas são válidos até as 10h desta sexta-feira (18).

Apesar do alerta duplo, o engenheiro da Defesa Civil Municipal, João Gabriel Santos, acrescentou que não há previsão para chuvas intensas como as que ocorreram no final do ano passado. “De acordo com informações da equipe responsável pela Estação Meteorológica da Uesb (ESMET), apesar dos alertas, não enfrentaremos situação igual a do ano passado”, pontuou.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do número 199. O órgão funciona 24 horas por dia para atender a população.