Vitória da Conquista está em alerta amarelo, de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sinalização indica perigo potencial de chuvas de até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Segundo o engenheiro da Defesa Civil, João Gabriel Santos, a previsão vale até as 10h deste sábado (5). Ele explicou que o sistema de monitoramento de chuvas é feito a cada 20 minutos, e a contabilização a cada 24 horas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de descargas elétricas, e também a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Com relação às famílias do bairro Guarani que moram nas proximidades da encosta que sofreu deslizamento de terra por causa das fortes chuvas no final do ano passado e que estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a orientação é acionar esses órgãos caso percebam danos ou ameaças estruturais, para que a área possa ser evacuada.

Em situações de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal por meio do número 199. “A Defesa Civil funciona 24 horas por dia sempre em alerta para orientar e atender a população em casos de emergência”, disse o engenheiro.