Na manhã da última quarta-feira, 26 de junho, foi realizada, na Unidade de Saúde da Família de Inhobim, a posse dos novos conselheiros locais de saúde para o biênio 2013/2014. A solenidade contou com a participação da comunidade e dos trabalhadores da equipe de saúde.

Sara Silva

Segundo a moradora de Barro Vermelho, Sara Silva, eleitaconselheira para representar os usuários de sua localidade edo povoado de Sossego, no conselho a população pode conseguir muitas melhorias para saúde. “Depois de algumas reuniões com a nossa comunidade, a Prefeitura já informou que vai montar uma sala para atendimento de saúde no povoado de Sossego”, ressaltou.

Loraine Ladeia

O conselho de Inhobim é um dos 36 Conselhos Locais de Saúde existentes no município que atua de forma intrassetorial e intersetorial, abordando todos os aspectos da vida em sociedade. “No conselho, são discutidas não apenas questões sobre saúde, mas também saneamento básico, educação, transportes, urbanização, entre outros, que estão diretamente ligadas à qualidade de vida do cidadão”, explica a assessora do Controle Social da Secretaria de Saúde, Suzinete Bonfim.

Eliane Guimarães

Após a posse dos conselheiros, foi eleita a mesa diretora, composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, que são responsáveis pela convocação e organização das reuniões que acontecem mensalmente. A agente comunitária de saúde do povoado de Queimadas, Eliane Guimarães, foi eleita a presidente do conselho. “Estou aceitando esta missão porque estou com vontade de ver a mudança, de lutar por dias melhores, para servir a minha comunidade”, declarou.

Ivanilda Dias Lima de Oliveira

A usuária Ivanilda Dias Lima de Oliveira, moradora de Inhobim, que foi eleita à vice-presidente, espera contribuir com o fortalecimento do conselho. “Nós não seremos mais um conselho, nós sermos o conselho da mudança”, ressaltou Ivanilda.