Brigadistas na região do Anel ViárioCom muito esforço, a equipe de brigadistas e Corpo de Bombeiros conseguiram debelar as chamas que atingiram a mata na região do anel viário, sentido Barra do Choça, nos dias 1º e 2 de janeiro. Para evitar o surgimento de novos focos, a equipe de brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) monitora o local, nesta sexta-feira, já que a temperatura no município continua elevada, podendo atingir hoje a máxima de 36oc, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O incêndio consumiu uma área de mais de sete hectares de mata.

Durante o trabalho de rescaldo, na manhã de hoje (3), a equipe de brigadistas, que trabalha em regime de plantão, ainda encontrou pequenos focos que foram imediatamente apagados. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, é importante que a comunidade redobre a atenção com relação às queimadas, pois uma fagulha pode gerar incêndios de grandes proporções, como este, que prejudicam à fauna, à flora e à população, além de colocar em risco a vida dos profissionais que atuam para conter o fogo.

Estima-se que aproximadamente sete hectares de mata foram queimados

“Como o ar está muito seco, sem chuvas há mais de um mês e com temperaturas elevadas, as chances de ocorrerem um incêndio é muito grande. Por isso, precisamos de ações preventivas, como não colocar fogo em lixo e terrenos baldios, evitar jogar bituca de cigarro e denunciar ao Corpo de Bombeiros e Semma”.

Na quinta, além do incêndio nas imediações do Anel Viário, a equipe de brigadistas também atuou para apagar uma queimada no Parque da Serra do Periperi, próximo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Como evitar queimadas?

Nesse período de calor intenso, com baixa umidade do ar, é propício ao surgimento de queimadas, mas a maioria delas ocorre por ação humana, seja de forma proposital, por desconhecimento ou imprudência.

Para reduzir o número de queimadas nessa época do ano, a Semma orienta a população a não jogar bitucas de cigarro no chão e nem lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação, e pede aos proprietários de terrenos que mantenham esses espaços sempre limpos.

Ao ver pessoas ateando fogo nessas áreas ou focos de incêndio, o cidadão deve ligar para o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, ou para a Semma, no 77 3429-7906.