Oferecer qualificação profissional rápida e sem custos é um dos objetivos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Trata-se de uma ótima oportunidade para aqueles que, mesmo sem recursos financeiros, desejam melhorar seu currículo para ingressar no mercado de trabalho. Com essa proposta, foi realizado na manhã da última sexta-feira, 3, o III Workshop do Pronatec na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), antiga ADTR.

O Pronatec é uma ação do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que já beneficiou mais de 2 mil pessoas em Vitória da Conquista e até o final do ano outras 3 mil serão beneficiadas. A programação contou com a divulgação das 232 vagas, distribuídas em nove cursos a serem executados pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) neste semestre, e permitiu aos interessados o esclarecimento de dúvidas e a realização da pré-inscrição durante o evento.

Carla Santana, coordenadora do Acessuas/Trabalho)

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), em Vitória da Conquista, Carla Santana, os cursos mais procurados no evento são os de auxiliar-administrativo e de agente de combate a endemias. “Nós percebemos que as pessoas estão mais interessadas, estão felizes e conseguindo se alocar no mercado de trabalho, tanto com oportunidades de geração de renda como em empregos formais. Percebemos também que a evasão caiu muito em relação ao ano passado, o que demonstra o comprometimento do público que estamos atendendo ”, contou Carla.

Miguel Felício, o secretário de Desenvolvimento Social

O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, destacou a satisfação em ver a participação da população no workshop. “Este é um evento muito interessante, porque as pessoas terão oportunidade de conhecer o objetivo dos cursos e assim ter mais consciência para escolher algo que se encaixa com a sua vontade. Essa busca acontece porque são cursos fundamentais e vão dar boas oportunidades de trabalho. Eles veem como algo positivo e nós estamos satisfeitos com isso”, comenta Miguel.

Cássio Viana, coordenador adjunto do Ifba

Para o coordenador adjunto do Ifba, Cássio Viana, o Workshop é importante para exibir aos interessados o perfil de cada uma das capacitações. “A qualificação é importante pela exigência do mercado de trabalho de pessoas qualificadas. O Pronatec é um programa que oferece a bolsa-formação para os estudantes que frequentam o curso. Esse benefício facilita a participação de pessoa de baixa renda, garantindo seu transporte e alimentação”, explica.

Daniela Oliveira

Oportunidade– Daniela Oliveira soube dos cursos pela internet e achou que seria uma boa oportunidade de fortalecer o currículo. “É um título a mais para o meu currículo, uma nova oportunidade que se abre e com certeza nos ajuda com o mercado trabalho”, disse.

Ricardo Nogueira

Ricardo Nogueira, 22 anos, optou por se inscrever no curso de Cadista para construção civil.“É uma área que eu já tenho algumas noções e com o certificado e maior conhecimento que o curso vai me oferecer, acredito que as chances de ingresso no mercado de trabalho aumentam”, revela. As aulas serão realizadas no Colégio Estadual Abdias Menezes no período noturno.

Saiba mais – Os cursos oferecidos pelo Pronatec são gratuitos e priorizam pessoas, entre 16 e 59 anos de idade, em situação de riscosocial, oriundas de comunidades quilombolas e as cadastradas nos programas sociais do Governo Federal.

Mais informações sobre o II Workshop Pronatec/Acessuas podem ser obtidas na Semtre, pelo telefone (77) 3429-3155.