A Escola Municipal Arthur Seixas recebeu, neste sábado (31), o III Fórum da Família. Com o tema “Família & Escola: Reafirmando Valores”, o evento buscou aproximar os pais e demais familiares dos estudantes para, juntamente com os profissionais que trabalham na educação, construírem o caminho de formação das crianças e adolescentes.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), que ofereceu o serviço de inscrição no CadÚnico, e com a Secretaria de Saúde (SMS), que realizou a aplicação de diferentes vacinas.

Ao longo do dia, os presentes puderam participar de palestras, visitar salas temáticas sobre Linguagens, Ciências Exatas e Ciências Humanas, além de acompanhar apresentações pedagógicas, como musicais e peças teatrais, e apresentações musicais. Houve também o sorteio de brindes e os serviços de instituições parceiras, Uninassau e Unex, que ofereceram atendimentos jurídicos, de saúde e estética.

Secretário de Educação, Edgard Larry destacou a importância de integrar os diferentes núcleos que participam da formação dos estudantes. “Quando a gente fala em Fórum da Família, nós estamos falando da importância de trazer a família para dentro da escola, para caminharmos juntos. É muito importante que a nossa rede municipal venha desenvolvendo as melhorias que integrem a família e que proporcionem a esses alunos um nível de conhecimento e de aprendizagem que extrapole a sala de aula”.

Diretora da escola, Carmen Prado Lima afirmou que a ideia dos Fóruns surgiu após o período da pandemia de Covid 19, que trouxe muitos desafios para todos que trabalham com a educação. “Por conta do período de isolamento social, sentimos a necessidade de trazer os pais e a comunidade escolar novamente para dentro das escolas. Desde o primeiro Fórum nós tivemos bastante sucesso, os pais adoraram a iniciativa. É gratificante ver o compromisso dos palestrantes, o engajamento dos alunos e a grande participação das famílias. Essa é a proposta, de reafirmar valores, pois a educação em casa e na escola são continuadas”.   

Para Selma Oliveira, cabeleireira, o dia foi especial, pois, além de ter um filho estudando atualmente na escola, ela também foi aluna da Arthur Seixas. “Pra mim é muito importante esse momento, creio que para os outros pais também. Hoje a gente vê tanta violência, e ter a escola promovendo isso para nós, pais, de estar perto da educação dos nossos filhos junto das professoras, é muito importante. Eu estudei aqui, tive um bom exemplo, e hoje tenho o privilégio de ver o meu filho aprendendo. Toda a equipe é muito preocupada com as famílias, busca sempre estar perto da gente”.

Eronildo Alves, oficial de obras, também compareceu ao Fórum, acompanhado da filha Ana Luiza, aluna do 6º ano. Além de se envolverem nas atividades pedagógicas, pai e filha aproveitaram para atualizar os cartões de vacina.

“É importante ter uma forma de interagir, estar próximo das atividades do filho da gente na escola, saber o que está acontecendo. Acho muito válido os pais se fazerem presentes nesse tipo de atividade. A criança necessita dessa presença. E também tem essas várias atividades na escola, palestras educativas, a vacinação em si, que faz parte do cuidado com a saúde individual e coletiva de cada”, disse Eronildo. Ana Luiza gostou das atividades que aconteceram. “É legal ter essas coisas diferentes, não ficar em casa o dia inteiro. Tô aqui encontrando meus amigos, me divertindo. É muito bom”.