Exigências do mercado de trabalho atual e a importância da qualificação profissional foram alguns dos temas abordados no II Workshop Pronatec/Acessuas. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, realizado na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), antiga ADTR.

O Workshop é uma ação do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A programação contou com a divulgação dos cursos do Pronatec a serem executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) neste semestre. Os interessados já puderam realizar a pré-inscrição durante o evento.

Carla Santana, coordenadora do Acessuas/Pronatec

A coordenadora do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), em Vitória da Conquista, Carla Santana, explicou que os participantes são pessoas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres vítimas de violência, beneficiários do Bolsa Família e jovens em medidas socioeducativas. “Hoje, nós estamos ofertando cursos profissionalizantes do Senac que vão ajudar as pessoas a entrarem no mercado de trabalho. É uma gama da população que precisa ser atendida de uma forma especial. Hoje estamos na expectativa de 330 pessoas, que é quantidade de vagas que temos disponíveis”, contou Carla.

Miguel Felício, secretário de Desenvolvimento Social

O Secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, destacou a satisfação em ver a participação da população no workshop. “Este é um evento muito interessante, porque as pessoas terão oportunidade de conhecer o objetivo dos cursos e assim terem mais consciência para escolher algo que encaixa com a sua vontade. Essa busca acontece porque são cursos fundamentais e vão dar boas oportunidades de trabalho. Eles veem como algo positivo e nós estamos satisfeitos com isso”, comentou Miguel.

Maísa Mendes

Oportunidade – Maísa Mendes soube dos cursos e achou que seria uma boa oportunidade de incrementar o currículo. “Fiz o curso de atendente de nutrição e quando surgiu a oportunidade de fazer a seleção da Prefeitura, o Senac me ligou para avisar ,fiz, passei e já estou trabalhando há um mês”, disse Maísa.

Já Fábio de Sousa pretende participar de seu terceiro curso. “Já fiz para promotor de vendas, atendente e agora pretendo cursar o de vigilância. Fiquei dez anos fora de Vitória da Conquista e achei que esses cursos seriam uma boa opção para entrar no mercado de trabalho. Eles dão todo o suporte para preparar o profissional para ingressar no mercado de trabalho. Já estou na fila de espera e ansioso para conseguir um emprego”, revela.

Fábio de Sousa

Saiba mais – Os cursos do Pronatec oferecem vagas, principalmente, para famílias de baixa renda. Para este ano, estão previstas a abertura de diversos de cursos, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

A idade mínima para participar do programa é de 16 anos. Alguns cursos, no entanto, têm exigências específicas, como idade mínima de 18 anos ou Ensino Médio completo. A duração também varia de 160 horas a 250 horas. Os cursos mais procurados são os de auxiliar-administrativo, costureiro, porteiro e vigia.