O evento vai exibir e premiar filmes produzidos pelos próprios estudantes

O envolvimento com a sétima arte está presente na vida dos estudantes da Escola Municipal Paulo Setúbal, localizada no distrito de Inhobim. Os alunos fazem a função de diretores, roteiristas e atores e exibem suas produções na Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim. Em sua segunda edição, o evento será realizado nessa quinta-feira, 31, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

No período vespertino, o corpo de jurados– Formado por pessoas realmente envolvidas com cinema e educação – o corpo de jurados deverá se reunir para assistir aos cerca de 20 filmes concorrentes e julgá-los, conforme as dez categorias: melhor filme, roteiro, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, figurino, documentário e revelação de 2013. A partir das 19h, as obras serão exibidas para a comunidade em geral e, em seguida, serão anunciados os premiados da noite.

A evolução do projeto– A origem da mostra foi em 2009, quando, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi realizado o projeto “O que se aprende com o cinema: saberes e fazeres da relação cinema-educação”. Na ocasião, professores da rede municipal de ensino participaram de oficinas sobre as possibilidades de utilização do cinema na sala de aula e decidiram levar os resultados para as escolas onde atuam.

Foi daí que surgiu o Festival de Cinema de Bate-Pé e, posteriormente, a Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim. Esta última teve sua primeira edição em 2012, mas, um ano antes, os alunos já começavam a discutir filmes e também a produzi-los.