A programação marca a inauguração do piano de cauda adquirido pela instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, realiza, entre os dias 26 de março e 17 de abril, uma série de concertos que marcarão a inauguração do piano de cauda adquirido pela instituição. O objetivo do evento, que acontecerá no auditório do Ifba, tem o objetivo de apresentar o instrumento em suas múltiplas facetas.

A série de concertos será aberta com uma homenagem a Villa-Lobos, o mais importante compositor brasileiro de todos os tempos, no mês de seu 126° aniversário de nascimento. A programação também contará com cinco concertos, apresentados por 13 intérpretes, que executarão obras de 33 diferentes compositores. Nas apresentações, eles mostrarão as diversas possibilidades de pesquisa sonora com o instrumento: o piano como instrumento solista; na música de conjunto; a quatro mãos e no canto coral.

O piano em Conquista

Nas décadas de 1970 e 1980, o piano vertical, conhecido como piano de armário, era um instrumento facilmente encontrado nas residências conquistenses. Naquela época, além de um razoável comércio de pianos usados, muitas lojas exibiam instrumentos novos em meio aos móveis. Em virtude do valor do instrumento, a popularidade dos teclados portáteis ou a influência de outros estilos musicais, o piano passou por uma fase de pouca popularidade na cidade.

Nos últimos anos, o piano de cauda iniciou a retomada de sua popularidade, podendo ser encontrado, inclusive, na cidade, sendo alguns de particulares e dois outros em igrejas, além do adquirido pela Prefeitura Municipal em 2011. O piano de cauda do Ifba surge como o primeiro instrumento de concerto alocado numa sala apropriada.

Confira a programação:

Dia 26 de março, terça-feira, 19h30min
O piano na música de Villa-Lobos.
Intérpretes: João Omar (violão), Emerson Dimattos (violino), Deborah Cecília (soprano), Ludwig frança (tenor), Claudia Cavalcanti, Marcos Ferreira, Bruna Santos Almeida(piano) e Madrigal do IFBA.
Dia 27 de março, quarta-feira, 19h30min

O piano na música de câmera.
Intérpretes: Deborah Cecília (soprano), Emerson Dimattos (violino), Marcos Ferreira, Claudia Cavalcante e Ludwig França (piano).
04 de abril, quinta-feira, 19h30min

Piano, um instrumento solista.
Intérpretes: Pablo Fornassari, Marcos Ferreira, Ludwig França, Werbert Viana e Rerbert Viana.
11 de abril, quinta-feira, 19h30min.

O piano na música de câmera.
Interpretes: João Omar (cello), Emerson Dimattos (violino), Claudia Cavalcante e Marcos Ferreira (piano).
17 de abril, quarta-feira, 19h30min.

O piano no canto coral.
Intérpretes: Madrigal do IFBA, Coral da UESB, Coral Sefaz DAT Sul e Coral da terceira idade.