Oferecer qualificação profissional rápida e sem custos é um dos objetivos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Trata-se de uma ótima oportunidade para aqueles que, mesmo sem recursos financeiros, desejam melhorar seu currículo para ingressar no mercado de trabalho. Foi com essa proposta que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira, 18, o I Workshop do Pronatec, com o tema “O que o mercado de trabalho quer de mim?”.

Carla Santana

A programação do evento contou com palestras, pré-matrículas e estandes informativos dos cursos. “As chances de empregabilidade aumentam para quem faz os cursos, por isso a procura tem sido alta”, conta a coordenadora do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), em Vitória da Conquista, Carla Santana.

Marcelo Santos

Para o supervisor pedagógico do Senac, Marcelo Santos, o workshop foi importante para mobilizar os estudantes e informá-los quanto ao perfil de cada uma das capacitações. “Este momento é importante também para discutir estratégias contra a evasão e conscientizar os participantes de que caso se matriculem sem o interesse de fazer o curso, eles acabam tomando a vaga de alguém interessado”, completa o supervisor, informando que pelo menos dez cursos do Pronatec serão executados pelo Senac em cada trimestre do ano, nas áreas de infraestruturara, beleza, saúde hospitalidade e lazer, auxiliar de cozinha e moda.

Maria Bispo

Empregabilidade – A dona de casa Maria Bispo foi uma das participantes do workshop. Ela já realizou o curso de cuidador de idosos do Pronatec, está empregada e segue em busca de uma segunda qualificação. “Os cursos são ótimos e para mim foi muito valiosa a experiência de cuidar de um idoso. Eu gosto de enfrentar desafios; foi muito gratificante ter feito esse curso que me deu o primeiro emprego aos 59 anos”, reconhece.

Flávio Souza

O estudante Flávio Souza, por sua vez, pretende realizar o curso de auxiliar-administrativo e observa que o programa é uma nova oportunidade para quem havia desistido de estudar. “Eu vejo que esses cursos abrem novas portas para pessoas que deixaram de estudar há muitos anos e agora têm uma nova oportunidade para se qualificar e conseguir um bom trabalho”, afirma.

Os estudantes que fizeram sua pré-inscrição para as qualificações devem se dirigir, na data agendada, à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (antiga ADTR) para a entrega dos documentos requisitados. Em Vitória da Conquista, o Pronatec já qualificou quase 2 mil pessoas no ano passado e em 2013 a proposta é qualificar mais de 3 mil pessoas.

Saiba mais – Os cursos do Pronatec oferecem vagas, principalmente, para famílias de baixa renda. Para este ano, estão previstas a abertura de diversos de cursos por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

A idade mínima para participar do programa é de 16 anos. Alguns cursos, no entanto, têm exigências específicas, como idade mínima de 18 anos ou Ensino Médio completo. A duração também varia de 160 horas a 250 horas. Os cursos mais procurados são os de auxiliar-administrativo, costureiro, porteiro e vigia.