A I Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim será realizada na próxima terça-feira, 4, a partir das 19h, na Escola Municipal Paulo Setúbal. O evento faz parte do projeto “Cinema: a vida pelos nossos olhos”, desenvolvido com os estudantes do 6º ao 9º ano do Segmento II, objetivando integrar aluno, escola e comunidade, por meio da produção de curtas-metragens que retratam a realidade do educando e da localidade onde está inserido.

A coordenadora pedagógica do Segmento II da Paulo Setúbal, Lídia Lemos, explica que o interesse em trazer o cinema para a escola, enquanto proposta pedagógica, surgiu a partir das oficinas do projeto “O que se aprende com o Cinema”, promovido pelo Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com o apoio da Prefeitura Municipal. Além disso, o incentivo do professor Davino Nascimento, que trabalha com o cinema estudantil em Bate Pé, também foi determinante para a realização do evento.

“Em 2011, iniciamos nossos próprios trabalhos com filmagens feitas por nossos alunos, ainda de forma muito experimental e simples, com o material que eles tinham disponível. Nesse trabalho, contamos com ajudas importantes, como a do professor Wilson Ricardo, que tornaram possível a realização da I Mostra de Cinema de Inhobim”, disse Lemos.