O I Encontro de Formação de Professores da Educação Infantil aconteceu durante três dias no Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (CAIC), com a finalidade de promover momentos de reflexão sobre a prática de ensino e conhecimentos que facilitarão o acompanhamento das crianças no processo de desenvolvimento. O evento reuniu cerca de 300 participantes da rede municipal de ensino.

Nesta quarta-feira, 10, o encerramento foi com o artista-educador e mestre em educação, José Carlos Rêgo, mais conhecido como Pinduca, que promoveu o “ContosEMCantos”, um trabalho de linguagem infantil no qual discute a aprendizagem por meio da literatura e transforma a educação infantil em algo lúdico. “Eu tenho buscado com os professores, os pais e as crianças inventariar a cultura da infância brasileira, conhecendo as brincadeiras, cantigas e histórias tradicionais. A escola deve pensar esse repertório como um meio de aprendizagem psicomotora, emocional, social e moral”, afirmou.

Silvânia Brito Araújo

Daniela Medeiros

Para os participantes, o evento foi de grande enriquecimento intelectual. “Começamos a discutir a infância em um novo patamar. Este tem que ser o primeiro de muitos encontros, para que o grupo de Educação Infantil possa discutir e repensar a infância cada dia mais”, relatou a professora de Educação Infantil da Escola Municipal Ita David de Castro, Silvânia Brito Araújo.

“A formação surpreendeu as minhas expectativas. Foi um aprendizado muito grande e com certeza voltaremos para a escola cheios de ideias e energia para colocar em prática tudo que aprendemos”, disse a professora de Educação Infantil da Escola Municipal Zulema Cotrin, Daniela Medeiros.

Márcia Cristina Rodrigues

Para a coordenadora pedagógica do Círculo Escolar Integrado de Dantelândia, Márcia Cristina Rodrigues, foi uma grande oportunidade de crescimento para os profissionais da área. “O encontro foi riquíssimo e abordou os assuntos de uma maneira muito dinâmica, ensinando aos professores a trabalhar de uma forma mais lúdica com as crianças, enriquecendo ainda mais as atividades que já são desenvolvidas nas salas de aula”, contou.

Marisa Vieira

“Foi muito importante essa formação, porque é uma continuação do que estamos buscando para as escolas. Vimos formas de atuação com as crianças por meio da arte, levando-as a redescobrir o que elas têm no seu interior. Este evento é uma forma de crescimento para os professores e os monitores da rede municipal, para que possamos melhorar nossas práticas pedagógicas”, explicou a monitora da Educação Infantil na Creche Municipal Maria de Lourdes, Marisa Vieira.