Segue até esta quarta-feira, 6, no Centro Educacional Professor Paulo Freire (Caic), a I Capacitação para Manipuladores de Alimentos da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Com o tema “Alimentação escolar com mais qualidade e sabor”, o encontro tem a finalidade de oferecer conhecimentos práticos e teóricos sobre a manipulação de alimentos aos profissionais que desempenha essa atividade em creches e escolas municipais.

“As escolas municipais têm oferecido uma alimentação de qualidade, seguindo rigorosamente os valores nutricionais exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Queremos que todos os manipuladores de alimentos estejam cada vez mais engajados no preparo de uma merenda saborosa e, no final do ano, teremos o 2º Concurso de Receitas para estimular a criatividade desses profissionais e valorizá-los”, destacou o coordenador municipal da Alimentação Escolar, Josenilton Pacheco.

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Alcina Lúcia, a capacitação faz parte da proposta de trabalhar com a comunidade escolar de maneira integrada, a partir da temática “Somos todos educadores”. “Nosso desejo é que os manipuladores de alimentos também se sintam membros importantes na escola onde atuam”, afirmou.

Satisfação – Para os manipuladores de alimentos, a capacitação é um momento muito enriquecedor. “Eu acho ótimo. Trabalho na Rede Municipal há vinte e quatro anos e todas as vezes que tem capacitação eu estou presente. Eu amo o meu trabalho e participar dessa capacitação me faz aprender muitas coisas novas”, disse a manipuladora de alimento da Escola Maria Leal, do povoado de Capinal, Helena Carvalho dos Santos.

A representante dos diretores da rede municipal de ensino, Síntia Gomes Ferraz, declarou que os manipuladores de alimentos exercem um papel muito importante nas escolas. “No caso específico das creches, os manipuladores são fundamentais, porque, além de zelar pela higiene dos alimentos, da cozinha, mostram às crianças a importância de alimentar-se bem”, explicou.