Incentivar o aleitamento materno desde a primeira hora de vida do recém-nascido é uma das principais missões do Hospital Municipal Esaú Matos – administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). Responsável por mais de 60% dos nascimentos registrados no município de Vitória da Conquista, o hospital mantém, desde 2003, o Selo Hospital Amigo da Criança por cumprir os 10 passos do Aleitamento Materno.

Adriana Vasconcelos entrega camisa especial da Semana para a pequena Geovana

Diariamente, uma equipe do Banco de Leite Humano visita o Alojamento Conjunto da unidade hospitalar para orientar as mães como amamentarem os seus filhos, esclarecendo dúvidas e incentivando a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. “Neste período, nem de água o bebê precisa, apenas o leite da mãe é suficiente para alimentá-lo”, explicou a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos.

Até essa quinta-feira, 7, em comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, os recém-nascidos estão recebendo uma camiseta alusiva a importância do aleitamento, como foi o caso da pequena Geovana, filha de Marinalva Lemos, moradora de Planalto. “O leite materno é completo; já sai na temperatura correta, não precisa esquentar. Eu pretendo amamentar até quando tiver leite”, comentou Marinalva que recebeu orientações sobre o melhor alimento para sua filha.

Pâmela Ribeiro e Jucenilton Pereira acarinham Liliane

Já Pâmela Ribeiro Rodrigues, estava acompanhada do marido Jucenilton de Jesus Pereira, quando recebeu a visita da equipe do Banco. Pais de Liliane, os dois acreditam que o leite materno ajudará no desenvolvimento de seu bebê. “Eu pretendo amamentar até quando ela quiser, porque isso evita que ela fique doente”, explicou Pâmela. Já o pai promete ajudar no que for preciso: “vou ajudar a todo o momento, estarei sempre presente”, informou Jucenilton.

Durante esta semana, o Banco de Leite realizará visita a outras maternidades da cidade, informando sobre a importância da amamentação e no dia 6 de agosto acontecerá o encontro com as doadoras cadastradas no serviço, bem como terapia de relaxamento com as mães internadas no alojamento conjunto.