No ano de 2012, o Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos captou 1.107,60 litros de leite materno, que beneficiaram 539 recém-nascidos internados na UTI neonatal da instituição. Esse número deu a Vitória da Conquista o primeiro lugar em coleta na Bahia, segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH).

Para alcançar o topo da lista, o Banco de Leite contou com a colaboração de 682 doadoras, que, ao longo do ano, dividiram um pouco do alimento de seus filhos com outras crianças que não puderam ser amamentadas diretamente por suas mães. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias.

Por incentivar o uso exclusivo do leite materno em todos os setores da unidade, o Esaú Matos é um dos hospitais brasileiros a possuir o título de Amigo da Criança. Essa é uma iniciativa idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef voltada para promover, proteger e apoiar a amamentação.

A coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos, destacou o trabalho extensivo que é feito com as crianças de mães doadoras: “Oferecemos a essas crianças consulta com uma médica-pediatra para o acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) desse bebê. Essa é uma forma de incentivar a doação e comprovar que ele está se desenvolvendo bem”.

Além desse trabalho, o Banco orienta as mães que estão com dificuldade em amamentar e realiza capacitação dos trabalhadores do Esaú e de outras maternidades do município. A unidade também é responsável pelo incentivo à amamentação desde o pré-parto, quando a mãe chega para dar a luz ao seu filho, até a alta.

Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Entre em contato com o Banco de Leite pelo número (77) 3420 6237 e agende uma visita.