Notícias
Postado em 16 de abril de 2025 as 15:14:36
Está em fase final a reforma da Unidade Semi-intensiva Neonatal do Hospital Esaú Matos. A intervenção contempla pintura, manutenção e melhorias estruturais, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento aos recém-nascidos em processo de recuperação.
Segundo a coordenadora da UTI Neonatal, Alda Nery, o cuidado com o ambiente é essencial nessa fase do tratamento dos bebês. “As crianças que ficam na semi-intensiva, normalmente, já estão ganhando peso, em evolução clínica, e começam a receber os primeiros cuidados diretos dos pais. A mãe já pode alimentá-los, por exemplo. Por isso, é fundamental garantir um ambiente seguro, com controle de infecções, fungos e bactérias”, destacou.
De acordo com Bruno Viana, coordenador responsável pelo Setor de Manutenção e Infraestrutura da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, o trabalho vai além de uma simples reforma. “Mais do que uma reforma, é uma requalificação. Estamos realizando pintura, limpeza do sistema de ar, correções estruturais e melhorias que garantem mais conforto, sensação de limpeza e segurança para os bebês e para toda a equipe”, explicou.
Bruno destacou ainda que essa é a primeira etapa da requalificação da UTI Neonatal. “Iniciamos pela semi-intensiva, por conta da logística e da disponibilidade do espaço. Em seguida, partiremos para a área da UTI, organizando a mobilização dos bebês internados para que possamos executar os serviços com segurança e eficiência. A previsão é que essa próxima etapa aconteça na terceira semana de abril”, completou.
Para a diretora-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Ceres Almeida, a obra reafirma o compromisso com a qualidade da assistência neonatal. “Essa reforma é mais um passo na construção de um cuidado humanizado e eficiente. Sabemos da importância desse espaço na recuperação dos bebês, por isso estamos investindo em melhorias que assegurem um ambiente digno, acolhedor e com os mais altos padrões de segurança. Essas melhorias impactam diretamente na recuperação das crianças e também oferecem um ambiente mais agradável e funcional para os profissionais que atuam diariamente nesse setor tão sensível”, afirmou.
Ceres fez ainda um agradecimento especial à equipe do hospital. “Quero destacar e agradecer o empenho e a dedicação dos profissionais da unidade, que se voluntariaram para ajudar na pintura do setor. Esse gesto demonstra o carinho e o compromisso de todos com o bem-estar dos nossos pequenos pacientes e com a missão do Esaú Matos”, completou.