O clima dos festejos juninos tomou conta da enfermaria e da emergência pediátricas do Hospital Municipal Esaú Matos, que é administrado pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). Com bandeirolas, balões, forró, comidas típicas, laços nas meninas e gravatinhas nos meninos, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) transformou o hospital em um verdadeiro arraial. Vestida a caráter, a equipe levou alegria, carinho e acolhimento para as crianças internadas e para aquelas que aguardavam atendimento. A festinha ficou ainda mais animada com uma participação especial que encantou os pequenos. O xerife mais famoso do mundo, Woody, do filme Toy Story, fez uma visita surpreendente ao hospital.

A coordenadora do GTH, Cris Moura, destacou a importância de promover ações lúdicas e recreativas como essa dentro do Hospital. “Trazer momentos de descontração, durante esse período de fragilidade da saúde que essas crianças estão passando, faz com que elas saíam dessa situação de doença e sintam mais animação, alegria e felicidade. E isso, com certeza, contribui para a recuperação dessas crianças”, disse a coordenadora.

Rismaela Santos Andrade, moradora do bairro Guarani, levou as duas filhas para a emergência após sintomas de resfriado e pintinhas nas mãos, pés e boca. Enquanto aguardavam atendimento, foram surpreendidas pela festa. “Eu gostei porque sai um pouco do foco da doença. E alegra as crianças que estão passando por algum processo chatinho. Nós amamos, elas não queriam sair de perto do Woody”, disse a mãe sobre o encontro com o personagem infantil.

Já Soraia Jardim, que veio de Belo Campo com o filho Theo, de 5 anos, ficou emocionada com a iniciativa. Internado há cerca de três semanas com pneumonia, Theo agora apresenta boa recuperação. Soraia falou bastante emocionada sobre todo esse processo e a festinha junina: “Meu filho estava com pneumonia e fomos muito bem acolhido aqui pelo Esaú. A gente fica tanto tempo aqui, fico até emocionada. Ele acaba parando a escolinha, perdendo as festas e parar dentro de um hospital não é o que a gente quer. Não é o que a gente espera, mas a gente tem que ter paciência, porque o tratamento é longo, e a gente tem que estar junto, dando força, porque é o melhor para eles”.

O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Municipal Esaú Matos atua durante todo o ano com diversas atividades para acolher todos os usuários da unidade. Neste mês de junho, teve ações como artesanatos com mães, pinturas com gestantes e ainda vai ser realizada mais uma edição do projeto de sucesso “Vem Neném”. Além disso, o GTH é responsável por ações que promovem o acolhimento e o cuidado integral aos usuários do Esaú Matos, tornando o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor. Nesse sentido, são desenvolvodas iniciativas como o Curso de Doulas, as visitas de vinculação de gestantes ao hospital — que têm como objetivo aproximar as futuras mães do ambiente em que acontecerá o parto —, além do curso de Educação Perinatal Vem Neném, realizado bimestralmente. Inclusive, o projeto está com inscrições abertas para uma nova turma, que acontecerá no próximo dia 28.