O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista realizou mais uma edição do projeto “Vem Neném”, no dia 30 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Patagônia.

Gestantes e futuros papais puderam conversar com profissionais do Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos sobre alguns temas importantes para a gestação, como plano de parto, parto humanizado, métodos não farmacológicos para alívio da dor e sobre o trabalho das doulas voluntárias.

Coordenadora do GTH, a fisioterapeuta obstétrica Lauriely Barreto explicou que o “Vem Neném” tem uma proposta pedagógica de prestar informações aos profissionais de saúde, gestantes e seus companheiros sobre parto e gravidez. O programa atua nas dependências do Hospital Esaú Matos e também nas unidades de saúde.

“Esta foi nossa primeira atividade de 2020. O Hospital Esaú Matos tem acumulado uma bela experiência em termos de parto humanizado e cuidado materno e, por isso, nosso objetivo é alcançar as pessoas que precisam de informação para ter uma melhor qualidade de vida antes, durante e após o parto. Estamos dispostos a visitar as unidades sempre que convidados”, explica.

O GTH da Fundação de Saúde vem realizando palestras, cursos, encontros e rodas de conversas sobre vários assuntos, sempre com uma linguagem acessível e buscando disseminar informações úteis para os pais, mães e parentes. “Nossa proposta é criar um ambiente acolhedor para essa criança que está chegando”, diz Lauriely.

O diretor da Fundação de Saúde, Diogo de Azevedo, afirmou que o projeto “Vem Neném” fortalece o Sistema Único de Saúde e estreita a relação entre a população e os profissionais de saúde. “É fundamental que as informações circulem e que gestantes, seus companheiros e familiares conheçam sobre formas de parto e os cuidados para uma gestação e parto saudáveis”.

Unidades Básicas de Saúde interessadas em convidar o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Esaú Matos podem entrar em contato com Lauriely Barreto (77 3420-6206) ou Cris Moura (77 99134-0903).