A Coordenação do Banco de Leite Humano (BLH), da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, encerrou as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, na última sexta (5) com um evento para as famílias alojadas no setor de obstetrícia do Hospital Municipal Esaú Matos. Além de informação sobre a importância do aleitamento materno, o encontro teve música, entrega de brindes e lanche especial para as mães.

“Desde o dia 1º de agosto, estamos intensificando as atividades que o Banco de Leite já realiza diariamente, para reforçar o quanto é importante alimentar os bebês com leite materno”, afirmou Orlanda Barreira, coordenadora do BLH. “E uma delas é exatamente esse contato com as mães que acabaram de ter seus filhos, para orientá-las e tirar dúvidas sobre a amamentação e também para apresentar os serviços do Banco de Leite, que tem uma equipe qualificada à disposição para atendê-las e ajudá-las a amamentar”, completou Orlanda.

Segundo a coordenadora, neste ano, as ações do Agosto Dourado também estão incentivando a participação paterna no processo da amamentação, pois nutrir a criança não é responsabilidade exclusiva da mãe. “Os pais precisam conhecer todos os benefícios do leite materno para ajudar e apoiar as mães com a amamentação”, destacou Orlanda Barreira.

Vinícius, Bianca e a pequena Lara

Vinícius de Oliveira, pai da pequena Lara, que nasceu no Hospital Esaú Matos no dia 26 de julho, aprovou a iniciativa do Banco de Leite: “Esse momento foi muito bom. E estar presente, acompanhando os primeiros momentos da minha filha e aprendendo o que é melhor pra ela é muito especial, que faltam palavras para descrever”.

Durante o evento, a parte lúdica ficou por conta de Isamar Pales, especialista em musicalização para bebês e crianças, que cantou para os presentes, levando ainda mais alegria para as famílias que acabaram de ganhar mais um membro. “A música é a única linguagem que consegue unir as pessoas e ela cria um vínculo afetivo entre pais e bebês e proporciona muitos benefícios cognitivos”, reforça Isamar.

Agosto Dourado

Até o fim do mês, o Banco de Leite Humano continuará realizando diversas ações para incentivar e conscientizar toda a sociedade sobre o quanto é fundamental que bebês sejam alimentados, exclusivamente, com leite materno durante os primeiros seis meses de vida. Principalmente nesse período pós-pandemia, uma vez que o leite humano é um alimento completo que melhora a nutrição e garante a segurança alimentar.