Notícias
Postado em 7 de fevereiro de 2014 as 19:09:34
Na última quarta-feira, 5 de fevereiro, foi comemorado o Dia Nacional da Mamografia. O objetivo da data é sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Ela foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, considerada protetora contra doenças mamárias e padroeira dos mastologistas.
Segundo o Coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem, Gustavo Cabral, o Hospital Esaú Matos tem o objetivo de se adequar ao calendário nacional, e não poderia ser diferente com a mamografia. “Pensando no dia específico da mamografia, nós fizemos uma ação direcionada para o mês inteiro e não apenas para o dia. Aumentamos a oferta do serviço, para que nós pudéssemos realizar a mamografia de maneira igualitária, inclusive para pacientes de outros municípios”, conta Gustavo.
O coordenador explica ainda que foi criada a possibilidade de qualquer funcionário do Esaú Matos poder fazer a mamografia na própria unidade hospitalar, dentro do horário de trabalho. “Também aumentamos a oferta desse serviço, deixando o turno da manhã mais disponível, fazendo com que um número maior de pessoas pudesse realizar o exame”.
A auxiliar de nutrição do Hospital Esaú Matos, Romilda Vieira Paiva, considera excelente a iniciativa de proporcionar exames preventivos para os funcionários. “Como nós trabalhamos o dia todo, facilita bastante, pois a gente precisava correr para marcar e ir fazer. De dois anos pra cá, o Hospital tem proporcionado exames preventivos, avaliação nutricional, mamografia, tudo que a gente precisa. Isso ajuda bastante nossa vida”, afirma.
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sempre se preocupou em incentivar a realização do autoexame e do exame clínico como formas preventivas do câncer de mama. No município são realizadas mensalmente cerca de 1.300 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao serviço basta procurar uma das unidades de saúde do município, lembrando que os enfermeiros das unidades também podem prescrever o exame. Em 2013, foram ofertadas 17.776 mamografias.
Saiba mais – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
O câncer de mama atinge principalmente as mulheres entre 40 e 49 anos de idade. Nesse período, o exame de mamografia, que permite detectar o tumor em estágio inicial, deve ser realizado anualmente. A partir dos 50 anos, esse procedimento pode passar a ser feito a cada dois anos. Mulheres com familiares próximos que desenvolveram a doença antes dos 50 anos de idade devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos, uma vez por ano.