O auditório do Hospital Municipal Esaú Matos foi palco de um momento emocionante e repleto de gratidão: a celebração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, promovido pelo Banco de Leite Humano da unidade, na tarde dessa segunda-feira (19).

O evento reuniu mães do Bloco Neonatal, nutrizes do Alojamento Conjunto e doadoras ativas do Banco de Leite. Foi uma oportunidade para homenagear e agradecer as mulheres que, com generosidade, ajudam a salvar vidas por meio da doação de leite materno.

“Foi um evento maravilhoso, um momento onde pudemos fortalecer e falar sobre a importância da doação de leite humano”, afirmou Orlanda Barreiras, coordenadora do Banco de Leite. Segundo ela, essa é uma ação que acontece todos os anos com o objetivo de valorizar e reconhecer quem faz o bem por meio desse gesto.

A emoção tomou conta do auditório com os depoimentos de mulheres como Naiane de Jesus, mãe de um bebê internado na UTI Neonatal, que ressaltou o impacto da doação:

“Eu agradeço muito às doadoras. É algo que a gente não tem como retribuir, porque o leite doado é o que está ajudando meu bebê a se desenvolver.”

Também esteve presente Elpídia Constância, doadora há um ano e 3 meses, que falou sobre o sentimento de solidariedade que move esse gesto: “É uma alegria saber que algo que eu posso doar com tanto amor está alimentando e salvando a vida de outros bebês. Isso me dá forças para continuar.”

A celebração reforçou o compromisso do Hospital Esaú Matos com a promoção da amamentação, do cuidado com os recém-nascidos e do estímulo à cultura da doação de leite humano, que é essencial para bebês prematuros e de baixo peso.