Desenvolvimento Rural
Postado em 8 de fevereiro de 2023 as 11:16:26
A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Rural (SMDR), está levando assessoria técnica para produtores das hortas comunitárias de Vitória da Conquista. Nesta semana, a visita dos agrônomos foi à horta do Recanto das Águas.
Segundo a engenheira agrônoma da SMDR, Nilma Dias, a horta do Recanto possui características diferentes das demais hortas comunitárias, com muitas árvores frutíferas, a exemplo de manga, graviola, banana, goiaba, jaca, acerola, além de ervas medicinais. Essas plantas convivem em harmonia com os canteiros de hortaliças, num sistema agroecológico bem diversificado e fácil de trabalhar. Os resultados deste sistema agrícola inteligente são expressos no aumento geral da matéria orgânica no plantio, gerando economia em adubos, no aumento da fertilidade do solo e no aumento de renda para os agricultores.
“A gente vê que a terra já é orgânica e tem muito material para fazer compostagem, o que a gente precisa aqui é trazer a técnica como orientar o tamanho dos canteiros, colocá-los em nível, fazer drenagem, pra não serem destruídos durante as chuvas” comentou Nilma durante a visita à horta.
Para Zildene dos Santos, que tem pouco tempo trabalhando na horta, a assistência técnica vai ajudar bastante. “Eu sempre gostei de planta, desde quando morei na roça. Agora que tive oportunidade de trabalhar aqui, estou muito feliz com a ajuda dos agrônomos”, comentou.
Maria Neuza e Sandra Maria Ferreira são as produtoras mais antigas da horta: “o conhecimento nunca é demais. Eu estou muito feliz em aprender novas técnicas agrícolas”, comentou Maria Neuza. Já Sandra lembrou que ela foi a primeira produtora da horta: “eu e mais três produtoras é que começamos essa horta, depois é que veio os outros. Lá se vão 23 anos. Eu fico feliz com essa visita, com esse cuidado de vocês”.
A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, explicou aos produtores que serão feitas visitas periódicas para ensinar na prática os melhores métodos de fazer adubos orgânicos mais ricos em nutrientes, controles fitossanitários alternativos e outras técnicas que aumentem à produtividade, à segurança alimentar e à renda destes agricultores. Nossa visita não termina aqui, hoje é só o começo de uma série de visitas permanentes que acontecerão durante todo ano, em parceria com a SMDR”, ressaltou Karine.