Mães de alunos que estudam na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes participaram, na tarde dessa sexta-feira, 9, de uma palestra do Programa Rede de Pais. Com o tema “Quem ama educa”, a atividade fez parte da programação em homenagem ao Dia das Mães.

Edna Lima

Segundo a diretora da escola, Edna Lima, além de conversar sobre a necessidade da participação dos pais na educação dos filhos, tratando de assuntos referentes à disciplina e orientação, foram oferecidas atividades lúdicas. “Aproveitamos esse momento para homenagear as mães com apresentações de canto, dança e coreografia feitas pelos próprios alunos, auxiliados pelos professores”, disse.

Tânia Rodrigues

As mães presentes falaram sobre a importância da iniciativa. “A educação começa no lar. Se os pais não tirarem tempo para seus filhos eles não aprenderão como deveriam, pois não compete somente aos professores ensinar, mas primeiramente aos pais”, comentou a vendedora Tânia Rodrigues, mãe de Talita, aluna do 1º ano.

Edineide Novais

Edineide Novais, mãe de Mateus, 6 anos, completou: “é bom saber sobre o que está acontecendo na escola, se os filhos estão indo bem”. Sobre a homenagem, ela destacou: “é bom a gente ser lembrada e homenageada pelos próprios filhos no Dia das Mães”.

As homenagens ao Dia das Mães não se resumiram as escolas municipais. As creches também fizeram bonito na hora de reverenciar as mães dos alunos. A Creche Municipal Tia Zaza, por exemplo, foi uma delas.

Localizada no bairro Pedrinhas, a unidade escolar ao longo de toda a sexta-feira, 9, e na manhã de sábado, 10, promoveu atividades recreativas e apresentações preparadas especialmente pelos alunos e professores para as mães. No sábado, também foi servido um café da manhã e sorteados presentes.

Niuzélia Borges durante sorteio de brindes

“A realização das festas nos espaços escolares tem um caráter pedagógico e, eminentemente, social. Portanto, o objetivo se estreita com a presença da família e demonstra que ‘escola e família’ é uma parceria que dá certo, até mesmo porque o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças acontece primeiramente no seio familiar e posteriormente se estende para o espaço da escola e em nosso caso, para a creche, que tem grande responsabilidade com a formação das crianças nas idades de 3 a 5 anos”, comentou a coordenadora da Creche Tia Zaza, Niuzélia Borges.