Em um momento em que todo o mundo discute a necessidade do protagonismo feminino, na Prefeitura de Vitória da Conquista isso já tem se tornado realidade nos últimos anos. Além de acumular os cargos de vice-prefeita e de secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos tornou-se a primeira mulher a assumir a mais alta função do Poder Executivo na cidade. O Termo de Transmissão de Cargo nº 87/19 foi assinado na tarde desta quarta-feira (8), pelo prefeito Herzem Gusmão, que se ausentará durante 10 dias para gozo de férias.

Herzem Gusmão e Luciano Gomes estão confiantes de que a cidade está em boas mãos

No auditório lotado da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, onde ocorreu a cerimônia, dona Irma foi ovacionada pelo público presente. “Deixo como exemplo de vida para as pessoas, para os jovens de Conquista, de que a política é coisa séria. A política a gente tem que fazer com seriedade, com amor, dedicação, porque o retorno vem”, destaca a prefeita interina, ao recordar a sua origem humilde, no povoado de Lagoa de José Luís. Emocionada, ela agradeceu à sua família; e também ao prefeito Herzem e à população de Conquista, pela confiança.

Para Irma Lemos, esse momento não é apenas dela, mas de todas as mulheres de Vitória da Conquista

“Cento e setenta e nove anos de Vitória da Conquista e é a primeira vez que uma mulher assume a Prefeitura. Vivemos em uma sociedade machista, em que nosso governo cria oportunidades. Chegamos a ter oito mulheres secretárias e oito homens”, lembra o prefeito Herzem Gusmão, destacando os espaços de igualdade que o Governo Municipal tem trabalhado para criar, especialmente na atuação feminina em cargos decisórios e de gestão. “Nesse momento em que eu saio, tenho a confiança e a tranquilidade de entregar Conquista a uma grande mulher”, completa.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciano Gomes, também aposta que a prefeita interina fará um bom trabalho. “Irma Lemos é uma pessoa muito querida e honrada, de modo que a Prefeitura estará em boas mãos nos próximos 10 dias. Irma, além de ser uma excelente pessoa e amiga de todos, ela tem muito zelo com o dinheiro público, com a coisa pública”, conta o vereador.