A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou, ontem (28), a entrega das carteiras funcionais dos servidores da Guarda Civil Municipal (GCM). Os documentos, de caráter pessoal e intransferível, irão facilitar a identificação dos agentes públicos no exercício de sua função e serão utilizados exclusivamente para fins profissionais.

Além disso, as carteiras funcionais também irão permitir a participação dos 192 guardas municipais em cursos na Rede Nacional de Educação a Distância da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Rede EAD Segen), programa de capacitação do Ministério da Justiça que possibilita o aprimoramento dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

De acordo com o comandante da CGM, capitão Cristóvão Lemos, a ação faz parte do reconhecimento da importância do papel desempenhado por cada agente. E completou: “Com isso eles também vão conseguir uma qualificação melhor e, em consequência disso, uma prestação de serviço de excelência para a sociedade de Vitória da Conquista.”

O guarda municipal Welisson Lima dos Santos agradeceu ao Governo Municipal pela valorização dos servidores da GCM. “Queria declarar a minha felicidade em ter pegado hoje a minha funcional. A gente está vendo que o Comando está se esforçando para que possamos conquistar cada dia mais esse reconhecimento”, disse.

Welisson Lima fala de sua alegria por ter a carteira funcional

Qualificação continuada – Na segunda-feira (27), seis inspetores e 12 subinspetores da Guarda Civil Municipal participaram de uma palestra sobre “Liderança e Chefia”. O comandante Lemos, que ministrou a atividade, detalhou: “Abordamos a importância de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que esses contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos propostos.”

A palestra faz parte de um programa de qualificação continuada dos servidores. Como parte dessa iniciativa, eles também já participaram de capacitações sobre os procedimentos no trato com pessoas em situação em rua, atribuições da Polícia Judiciária e responsabilidades da Ouvidoria da Guarda Municipal.