As aulas de formação da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista foram retomadas na segunda-feira (10), depois de um período de suspensão porque a empresa contratada para fornecer o material necessário do curso atrasou o envio. A retomada da preparação dos profissionais ocorre em total observância aos protocolos de segurança contra a Covid-19. Desde o seu início, em março, as aulas acontecem em salas de aula amplas e ventiladas, com respeito ao distanciamento social. Os locais são higienizados três vezes por semana, e o acesso se dá apenas mediante uso de máscara e utilização frequente de álcool em gel.

O comandante da GCM, tenente coronel Antônio Pereira Braga, explica que vem dialogando constantemente com os alunos, e que todos interagem de forma participativa em relação a qualquer situação que gere dúvida quanto à atuação ou medidas protocolares de saúde. “Existe um canal de diálogo permanente entre o comando e os alunos, no qual todas as demandas existentes têm sido tratadas”, enfatiza Braga.

Ele também destaca que a Guarda Municipal de Vitória da Conquista está em constante atuação desde o início da pandemia, quando colaborou com inspeções e ações de prevenção ao Novo Coronavírus em diversos pontos da cidade. Portanto, reafirma, a aplicação das normas de segurança e cuidado com a saúde dos servidores já é uma rotina do órgão.

Casos confirmados – Atualmente, há três alunos afastados por apresentarem sintomas de Covid-19. Todos foram atendidos conforme protocolo estabelecido e orientados a seguir as recomendações dos serviços de saúde. Em casos de suspeita de infecção, o plano de ação consta de testagem e afastamento por 10 dias, em caso de sintomas suspeitos. Se o diagnóstico for negativo, o aluno retorna ao curso.

Desistência do curso e lotação de salas – O comandante Braga informa que ocorreram 27 desistências da formação, mas nenhuma foi motivada por Covid-19 ou outro motivo de saúde, mas por questões pessoais devidamente declaradas no formulário específico do comando. Ainda de acordo com ele, cada sala de aula possui capacidade para 35 pessoas, visto que os espaços possuem 60m², perfazendo um total de 1,71m² por aluno. Os estudantes também são orientados a ocupar as mesmas cadeiras, previamente enumeradas, ao longo de todo o curso.