Aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), a Aula Magna do Curso de Formação da 1ª Turma da Guarda Municipal de Vitória da Conquista. A prefeita em exercício, Sheila Lemos, secretários municipais e autoridades civis e militares estiveram presentes na aula inaugural.

A prefeita mencionou que a guarda municipal é um anseio antigo da população conquistense que foi viabilizada pelo prefeito Herzem Gusmão. “A Prefeitura está iniciando essa etapa fundamental da formação destes agentes, mulheres e homens, para bem servir Vitória da Conquista. É importante ressaltar, neste dia internacional da mulher, que a Guarda Municipal terá um papel determinante no combate a violência contra a mulher em nosso município”, afirmou Sheila.

O evento marcou a preparação dos agentes que passarão ainda por 352 horas de curso preparatório. A convite da Prefeitura, o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Marcelo Oliveira Silva, ministrou a palestra com o tema: “A importância da Guarda Municipal no cenário atual e futuro da segurança pública municipal”, relatando a experiência de 13 anos de Guarda na capital baiana. Para ele, a experiência bem sucedida da capital deverá ser seguida em Vitória da Conquista. “Temos hoje uma Guarda que é referência para todo o país. Acredito que Vitória da Conquista, como terceira maior cidade do estado, deverá ser um outro exemplo de sucesso. Pela nossa experiência creio que tão logo seja implementada a sua Guarda, a cidade apresentará melhoras significativas nos seus índices”, completou o inspetor.

Aluna do curso de formação, a agente Miuky Silva, destacou que a Prefeitura tem enfatizado o cuidado especial as mulheres durante todas as etapas de formação. “Tenho uma preocupação com a causa da defesa da mulher, para que todas se sintam seguras em procurar a Guarda sempre que for necessário. Estaremos preparados para cuidar da segurança da cidade e, de modo especial, da segurança das mulheres, pois sei das dificuldades que muitas passam diariamente”, declarou Miuky.

Em respeito às medidas de prevenção e controle da Covid-19 e a capacidade do auditório do Cemae, foram listados 124 alunos em ordem alfabética para assistir a aula presencialmente. Para os outros 99 foi disponibilizado o link de transmissão ao vivo.