Com um mês de formada e de atuação nas ruas, a Guarda Civil Municipal (GCM), tem sido presença marcante em vários pontos da cidade, a exemplo de locais estratégicos na Zona Oeste de Vitória da Conquista como a Praça Noberto Aurich, Centro Glauber Rocha, Lagoa das Bateias e feiras do bairro Brasil e do bairro Patagônia.

Segundo o comandante, capitão Cristóvão Lemos, são utilizados pontos base de atuação, “otimizando assim melhores condições de serviço para a GCM e melhor prestação de serviço à comunidade conquistense”, afirma Lemos.

O capitão reitera que a Guarda está se estruturando para ampliar ainda mais o serviço. “Estamos trabalhando na modalidade de patrulhamento preventivo a pé, elaborando plano operacional para um patrulhamento motorizado de logradouros públicos, bens e serviços municipais. Assim que recebermos as novas viaturas vamos estender o atendimento também para a zona rural”.

A GCM tem a função de proteção municipal preventiva, estabelecendo e respeitando os seus limites de atuação, protegendo os bens e serviços de uso comum, logradouros públicos, praças e as pessoas que utilizam esses bens, obedecendo à coerência doutrinária, a fim de garantir a tranquilidade pública municipal. A população conquistense já reconhece a importância da Guarda e tem direcionado elogios à sua atuação, a exemplo do que se pode ver no vídeo abaixo: