Uma manhã de escuta, esclarecimentos de dúvidas e troca de experiências às gestantes. Foi assim a primeira visita do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Municipal Esaú Matos, realizada na manhã da última sexta-feira (23), na Unidade de Saúde da Família Jardim Valéria (USF). A atividade também contou com um bate-papo com as gestantes da Unidade de Saúde da Família do Simão, no sábado (24).

A ação integra a Campanha Maio Materno, que busca conscientizar e assegurar os direitos das gestantes, promovendo cuidados que envolvem tanto a saúde física da mãe e do bebê quanto o bem-estar emocional. A coordenadora do GTH, Cris Moura, explicou o propósito das visitas. “Viemos abordar temas livres dentro da gestação e do puerpério. Estamos à disposição das gestantes para tirar todas as dúvidas que elas possam ter sobre gravidez, parto e pós-parto, com o objetivo de esclarecer o máximo possível e acolher essas mulheres”, destacou.

Uma das participantes é Midian Jordânia, que está grávida pela segunda vez e ressaltou a importância dos esclarecimentos sobre amamentação: “Foi muito boa a parte da amamentação. Por mais que seja meu segundo filho, parece que a gente ainda está passando pela primeira gestação. Principalmente as questões relacionadas à amamentação. Se você não souber conduzir esse período com o neném, fica muito mais complicado.”

Já Lucinete Porto, grávida de oito meses de uma menina, aproveitou o encontro para esclarecer dúvidas que a deixavam preocupada. “Estou mais segura e espero, daqui para frente, só me tranquilizar cada vez mais. Foi muito bom ter participado desse encontro”, afirmou.

A enfermeira da USF Jardim Valéria, Andrea Lorena Santos, destacou a importância desse encontro e da presença dos profissionais do Hospital Esaú Matos nas unidades. “Esses encontros visam estreitar ainda mais a vinculação do hospital com as gestantes. Isso melhora a segurança, conforto e atendimento dessas mulheres”, reforçou a enfermeira.

A campanha Maio Materno, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, em parceria com os diversos órgãos de saúde do município, ainda seguirá pelos próximos dias com programações em unidades de saúde da zonas Urbana e Rural.