Os festejos juninos ainda não acabaram. Na manhã desta quarta-feira, 26, foi a vez do Grupo de Saúde Mental da Unidade de Saúde da Família (USF) Pedrinhas celebrar. A festa foi organizada pela unidade e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e teve como principal intuito promover a integração e a socialização dos usuários do serviço.

A música ao vivo ficou por conta de um trio de forró com sanfona, triângulo e zabumba. Quem participou pôde saborear uma mesa farta de comidas típicas e recebeu maquiagem a caráter. Os alunos do PET fizeram fotos, com revelação instantânea, que vão compor o “Mural de Todos Nós”, que ficará disponível para o público da unidade.

Segundo a enfermeira da Unidade, Luíla Bittencourt, uma vez por mês, na USF Pedrinhas, acontece o encontro de dois grupos de acompanhamento em Saúde mental e de um grupo de acolhimento para os usuários com sofrimento psíquico. “Essas ações são compartilhadas entre a equipe da USF com o Núcleo ampliado de Saúde da Família (NASF)”, explicou.

A rede municipal de saúde mental se preocupa em realizar atividades como esta a fim de promover a integração dos pacientes em seu lugar na sociedade, desconstruindo preconceitos e quais tipos de exclusão. Quem corrobora com isso é a psicóloga do NASF, Naianni Fontenelle, que avaliou a importância de se realizar festejos como este. Ela afirma que “tais ações visam oportunizar uma melhoria da qualidade de vida dos usuários, bem como a ressocialização destes”.