Desenvolvimento Social
Postado em 17 de abril de 2013 as 22:23:30
Um passeio pela história. Este foi um dos objetivos da visita realizada pelo Grupo de Família do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Vila América, ao Museu Regional de Vitória da Conquista – Casa Henriqueta Prates. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17.
No museu, localizado na Praça Tancredo Neves, o grupo pôde conhecer um pouco mais do legado da cultura conquistense. “Essa visita foi realmente muito significativa. Aqui a gente lembra do passado, das coisas do tempo dos nossos avós”, disse Maria Cristina Oliveira, de 52 anos, que há dois frequenta o grupo.
A psicóloga do Cras, Larissa Nascimento, acompanhou a atividade e disse que durante todo o mês de abril será dado ao grupo a oportunidade de realizar atividades de lazer e turismo. “A gente solicitou que eles escolhessem o lugar, de acordo com o interesse deles. Na última semana, nós visitamos o Cristo, e agora a ideia de ir ao museu é de voltar ao tempo mesmo, reviver o passado”, destaca.
O Museu –Construída há mais de cem anos, a Casa Henriqueta Prates, localizada no centro histórico de Vitória da Conquista, possui características da arquitetura colonial brasileira dos séculos XVII e XVIII e primeira metade do XIX. Além de permanecer como um modelo arquitetônico, a casa é testemunho de um espaço que abrigou algumas gerações da família de Henriqueta Prates, nascida em 1863 e que tornou-se ilustre personagem da vida social conquistense.
Entre os espaços do museu, estão a Sala Glauber Rocha, a Sala Ruy Medeiros e a Sala Edméa Oliveira e Marisa Correia. Na Sala Glauber Rocha, há documentação em vídeos e documentários, fotografias, livros, cartazes e reportagens em livros e jornais sobre o cineasta conquistense Glauber Rocha e sua obra. Já na Sala Ruy Medeiros, está em instalação o acervo que representa o sertão, como objetos usados por vaqueiros, boiadeiros e tropeiros. A Sala Edméa Oliveira e Marisa Correia dá lugar às artes plásticas de autores regionais.