Desenvolvimento Social
Postado em 9 de maio de 2013 as 22:27:12
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Vila América recebeu nessa quarta-feira, 8, a visita de representantes do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Vitória da Conquista e do Sudoeste da Bahia (MDC). Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre a crescente participação feminina no mercado de trabalho e as novas oportunidades existentes para o Grupo de Famílias “Unidas Venceremos”, formado por mulheres atendidas pela unidade.
A atividade faz parte do projeto “Conhecendo direitos e ampliando objetivos”, elaborado pelas estagiárias do curso de Serviço Social, Mailza Monteiro e Joana Dias. A colaboradora Mailza Monteiro falou sobre o propósito da palestra. “Nós trouxemos o MDC para ampliar os objetivos das participantes do Grupo de Famílias, que geralmente dependem dos seus companheiros para prover seu sustento”, afirmou.
A assistente social, Mirian Santana, explicou a escolha pelo MDC. “Pensamos no MDC por que eles trabalham com temas afins, como pesquisa de mercado, cursos na área de beleza, culinária”, declarou Miriam.
Um dos representantes do MDC, Luís Carlos Dudé, destacou a importância da atividade para as participantes do Grupo de Famílias do Cras Vila América. “É uma forma de trazer informações sobre os cursos oferecidos pelo Movimento. É interessante que elas entendam como fazemos nossa pesquisa de mercado, de modo que possam adquirir produtos com menor custo”, concluiu Dudé.
A dona de casa e manicure, Francisleide dos Santos, que participa pelo segundo ano consecutivo do Grupo de Famílias do Cras, avaliou a atividade como enriquecedora. “Eu achei interessante, porque a gente aprende a colocar na ponta do lápis aquilo que gastamos. Hoje essa questão de beleza tem mercado em todo lugar, eu, como manicure, trabalho em casa e consigo ganhar uma renda a mais”, disse.