Desenvolvimento Rural
Postado em 8 de junho de 2024 as 08:27:39
Em sua 53ª edição, a Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, que começou na última quarta-feira (5), segue até este domingo (9), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. E o movimento que vem sendo registrado desde a abertura do evento foi ainda mais expressivo na noite dessa sexta-feira (7), quando, segundo estimativas da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), mais de 30 mil pessoas visitaram o parque, numa demonstração de que os conquistenses aprovaram o retorno da festa agropecuária, principalmente por ser gratuita.
O espaço, além de promover cultura e entretenimento à população, proporciona momentos de negócios a pequenos, médios e grandes empresários do setor agropecuário, responsável por uma parcela importante da economia da cidade, gera emprego e renda, estimula o comércio e turismo local, e, claro, agrada a todos os públicos. Não à toa, a Prefeitura é correalizadora do evento e a parceria foi condicionada à entrada gratuita todos os dias.
De acordo com a prefeita Sheila Lemos, o evento é importante para o município de um modo geral, principalmente para o homem e a mulher da Zona Rural que dependem de cultivo de alimentos e criação de animais para obterem o sustento da família e garantirem o abastecimento da cadeia de produção. “A Exposição de Vitória da Conquista iniciou há mais de 90 anos em nosso município, sendo uma festa de grande tradição, e, após uma estagnação de cinco anos, esse retorno era mais do que esperado pelos conquistenses”, afirmou a gestora.
“É uma alegria poder retomar a esse espaço festivo que evidencia nosso município tanto na Bahia quanto no Brasil, e que convida interessados de todas as regiões a ocuparem hotéis, pousadas, hospedagens de conhecidos e amigos, para participarem ativamente desses cinco dias, conhecendo as novas tecnologias, adubos, fertilizantes, equipamentos, além de novas formas de se produzir mais e melhor, respeitando o meio ambiente. Toda a indústria do agronegócio está sendo discutida nesse evento e, tenho certeza, a população já abraçou esse retorno”, adicionou Sheila Lemos.
Prova disso, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, é a participação maciça dos agricultores de Vitória da Conquista, especialmente aqueles que vivem e trabalham na Zona Rural. “A Prefeitura despendeu muita energia para que esta edição acontecesse com essa pujança que a cidade merece. A nossa secretaria já conseguiu trazer mais de 300 pessoas do campo para participarem de minicursos, oficinas, palestras, além daqueles que vieram por conta própria. Somente no curso de meliponicultora nós distribuímos 180 kits para a produção de mel de abelhas sem ferrão, e mudas de citros e de umbu gigante, culturas tradicionais da região. Trata-se de um olhar carinhoso e importante para o fomento à agricultura”, disse o secretário.
“Estamos muito felizes”
Por todo o Parque de Exposições Teopompo de Almeida era possível ver pessoas de idades e identidades diversas, famílias, jovens acompanhados por grupos de amigos, trabalhadores e empresários do campo. O sentimento de felicidade pela volta da ExpoConquista é unânime.
A administradora Luana Amorim estava acompanhada de amigos e familiares, e compartilhou sua emoção. “Esse retorno está sendo excelente. Eu já participei de várias edições, resido aqui perto, sou da cidade, e adoro esse festejo. É muito importante para os conquistenses esses momentos de entretenimento e lazer, e também de negócios. Tem muito curso bom acontecendo, com direito a certificados. Enfim, é uma grande diversidade de atividades, e vale muito a pena. E, este ano, melhor ainda com a entrada gratuita”, conta a participante.
A entrada gratuita também foi algo que marcou para Laeme Menezes, residente do bairro Guarani, que foi acompanhada da sua família. “Eu estava com muita saudade da Exposição, porque é um evento que a gente já estava acostumado ter sempre, já esperávamos por ela todos os anos. Está tudo muito bonito, organizado. Eu trouxe meu neto de um ano e cinco meses para conhecer os animais, e gente tá apaixonado por tudo. A entrada gratuita é muito importante para que mais famílias possam vir e poder compartilhar de momentos especiais como esse”, disse.
Diversas atividades
Quem foi ao Parque de Exposições durante esses dias pôde visitar estandes de muitos segmentos, conhecer animais de grande porte, a “fazendinha”, que chama a atenção das crianças, ver apresentações de rodeios, participar de leilões, shows na área de eventos, entre outras diversas atividades.
No estande da Prefeitura estão exibidos os serviços e ações das secretarias e realizadas atividades de entretenimento, entrega de mudas, brindes, entre outros.
A programação segue sábado (8) e domingo (9), com a abertura dos portões a partir das 18h.