Na tarde desse sábado, 23, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, acompanhado pelo vice, Joás Meira, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, recebeu no Gabinete Civil da Prefeitura a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Maria Moraes, a coordenadora estadual de Gestão do Suas, Celeste Vianna e a superintendente estadual de Inclusão e Assistência Alimentar, Marlúcia Nunes. Em pauta, o Programa Pacto Pela Vida, desenvolvido pelo Governo da Bahia, por meio de 13 secretarias estaduais, com o objetivo de reduzir os índices de violência.

Maria Moraes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza

“A nossa secretaria, a Sedes, coordena a Câmara de Prevenção Social do Pacto pela Vida e para fazermos esse trabalho, ou seja, construir os diferentes equipamentos sociais capazes de garantir direito e criar uma ambiência propícia ao desenvolvimento, essa parceria: Estado e Município é fundamental”, explicou a secretária. “E como Conquista é uma das cidades mais avançadas no quesito da área social, fizemos questão de fazer essa primeira visita pra, juntos, construirmos o momento de escuta da sociedade e de construção de diagnóstico e pensarmos as alternativas que vão contribuir para a política de segurança pública. Foi um encontro muito bom”, destacou Maria a respeito do objetivo da reunião.

Com relação a essa metodologia da Câmara de Prevenção Social do Pacto Pela Vida a ser desenvolvida na cidade, o prefeito Guilherme lembrou a existência de importantes ferramentas de participação popular que acontecem nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista, a exemplo dos conselhos municipais, do Orçamento Participativo e das rodas de conversa. Ele também realçou a importância da parceria entre ambos os entes. “É importante essa presença do Estado no Município, essa junção de esforços”, disse.

Miguel Felício, secretário municipal de Desenvolvimento Social

Opinião compartilhada pelo secretário Miguel Felício: “A secretária apresentou propostas para serem desenvolvidas em parceria com o Município e nós consideramos uma ação muito positiva. Ficamos bastante satisfeitos com a presença dela aqui e com os encaminhamentos que teremos daqui pra frente. O Pacto Pela Vida é uma ação que veio ajudar bastante no combate a violência”, realçou.

Política de Segurança Pública – Vitória da Conquista é um dos três municípios do interior baiano, a contar com uma Base Comunitária de Segurança, que integra o Programa Pacto Pela Vida. Instalado no Loteamento Nova Cidade em novembro de 2012, o equipamento foi solicitado pelo prefeito Guilherme Menezes em conjunto com o deputado estadual Marcelino Galo, durante uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em maio de 2012.

Também participaram da reunião desse sábado, o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira, os coordenadores municipais da Proteção Social Especial, Kátia Freitas, da Proteção Social Básica, Cinara Ferraz, e de Políticas Especiais de Inclusão, Jaimilton Fernandes e a assessora jurídica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Regina Guimarães.