A comitiva do Governo Municipal reservou a tarde desta segunda-feira (13) para vistoriar duas obras de infraestrutura na Zona Urbana de Vitória da Conquista – uma em fase inicial, no bairro Recreio, e outra já em pleno andamento, no Panorama.

A vistoria começou no trecho da Rua Leôncio Santo que divide o Parque de Exposições Teopompo de Almeida, medindo cerca de 400 metros de extensão por oito de largura, entre a Rua Tertuliano Sales e a Vila Emurc. Lá, o cronograma prevê a utilização de 3.200 metros quadrados de asfalto.

Será, portanto, uma nova rota alternativa para quem trafega pela região dos bairros Recreio e Candeias, acessando as avenidas Luiz Eduardo Magalhães e Olívia Flores em direção a equipamentos como o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) e os campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Equipe faz medições na Rua Leôncio Santos, antes da aplicação do asfalto

Enquanto a equipe técnica se dedicava a medições topográficas e terraplanagem, a prefeita Sheila Lemos e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, acompanhavam o andamento do trabalho, ao lado de colegas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

“A gente espera que, até o final de semana, a obra esteja pronta”, afirmou Jackson. “A expectativa é muito grande para essa via, até porque nós estamos retomando, este ano, a Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, após cinco anos. E com o anúncio da prefeita de que nós teremos os portões abertos, retomando as velhas tradições”, complementou o secretário.

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Isaac Figueira, também acompanhou o início da obra e mantém expectativas semelhantes. “É excelente, porque vai melhorar o tráfego que vem da Vivaldo Mendes, vai ter o acesso para a Luiz Eduardo Magalhães”, avaliou Isaac. “Essa rua é de suma importância para o trânsito de Conquista no presente e no futuro. E também viabiliza o Parque de Exposição, onde acontecem a Exposição, o Festival de Inverno, a festa do Tôa Tôa. É uma obra que vai ter uma resposta muito grande para a cidade”, concluiu o presidente da Coopmac.

“Todo mundo vai agradecer”

Enquanto o grupo deixava o Parque de Exposições e seguia para o Panorama, a equipe da Emurc, também sob a supervisão da Seinfra, atingia a marca de 14 vias já devidamente asfaltadas: Rua J.O. Lima, Rua 12, Travessa 12, Rua 11, Rua 18, trecho da Rua L, Rua 10, Travessa E, Rua E, Rua J, Rua H, Rua G e as ruas A e P, nas quais as máquinas estavam concentradas. Ou seja, mais de um terço do total de 40 vias, previsto no cronograma. Além das ruas já pavimentadas, outras sete encontravam-se imprimadas, apenas aguardando pela última camada de asfalto, que seria aplicada no dia seguinte. Somando todas as vias a serem pavimentadas, a área contemplada mede 39.362 metros quadrados e quase 6 quilômetros de extensão.

Trata-se de mais uma intervenção inscrita no programa Acelera Conquista. “No último ano, nós reforçamos os trabalhos preventivos nessa região, assim como também iniciamos uma obra de drenagem”, contou Jackson Yoshiura. “Após a conclusão da parte de drenagem, agora nós estamos trabalhando com toda a parte de infraestrutura para que a gente consiga concluir a pavimentação nos próximos meses”, disse ainda o titular da Seinfra.

De acordo com o secretário, “as pessoas ficavam praticamente ilhadas em suas casas, sem poder entrar nem sair”, o que levou a Prefeitura a investir nos serviços de macrodrenagem do Panorama. A moradora Noélia Souza Bastos, 68 anos, conhece bem essa realidade, pois a vivenciou na Rua A, onde mora. “Estou achando bom, porque, antes, a água já invadiu a minha casa e deu quase um metro. Meus vizinhos que ajudaram. Derrubou o muro do fundo”, relatou, mostrando uma pequena mureta que ela teve de mandar construir em frente à residência, na tentativa de impedir que a força das enxurradas voltasse a entrar.

Agora, com o reforço do asfalto, ela espera que o problema seja resolvido em definitivo. “Agora, a gente está melhorando. Está tudo melhorando. Então, todo mundo vai agradecer, né?”, afirmou Noélia.

Benefícios

Segundo a prefeita Sheila Lemos, o objetivo é que cenas como as descritas por Noélia deixem de ocorrer no Panorama, assim que o serviço for concluído. “Há pessoas que moram aqui há 40 anos e que sempre esperavam por esse asfalto, que traz dignidade para o bairro, para quem está aqui em dias de chuva, com os pés na lama, e para os idosos e crianças que sofrem com a questão da poeira nos períodos de Sol”, disse Sheila.

“Lembrando também que, no período em que chove, por ser uma parte muito alta da cidade, abrem-se crateras nas ruas e as pessoas ficam sem condições sequer de entrar nas suas casas. Então, com a pavimentação, tudo isso fica resolvido. É um sonho realizado para todos os moradores do Panorama”, pontuou a prefeita.

A respeito da obra na Rua Leôncio Santos, a gestora previu os mesmos benefícios para o tráfego na cidade. “É muito importante para o trânsito no bairro Recreio, desafogando a Avenida Siqueira Campos e os outros binários ali. Também é uma ligação importante na cidade, dando mais uma alternativa de rota para os motoristas”, comentou.