Desenvolvimento Rural
Postado em 28 de maio de 2014 as 23:34:46
O novo reservatório será feito no povoado de Baixa Grande; obras devem começar já nesta semana
Boas notícias chegaram aos moradores do povoado de Baixa Grande na tarde dessa terça-feira, 27. Em visita à localidade, que fica na região do distrito de José Gonçalves, o prefeito Guilherme Menezes anunciou oficialmente a construção de uma nova barragem, que beneficiará mais de 50 famílias da região.
O reservatório será feito num terreno que pertence à lavradora Sirleide Silva e a seus filhos. Eles assinaram o termo de servidão voluntária, documento em que reconhecem que, embora esteja situada dentro de sua propriedade, a barragem pertencerá a toda a comunidade local. “Esperamos por isso e essa barragem realmente vai ser construída. Através dela, acredito que vamos poder construir algo mais para ajudar na agricultura familiar”, afirmou Fabiano Silva, um dos filhos de dona Sirleide.
O prefeito Guilherme Menezes destacou que, além de usufruir dos benefícios de forma coletiva, também caberá aos moradores organizarem-se para manter a futura barragem sob permanentes cuidados, a fim de possibilitar que a água que virá a ser acumulada possa de fato satisfazer às necessidades básicas da comunidade. “Esse cuidado vocês deverão ter, pois a barragem será de vocês, de seus filhos e de seus netos”, recomendou Guilherme.
A futura barragem de Baixa Grande será a terceira obra desse tipo a ser construída pela Prefeitura em 2014. A primeira, no povoado de Gameleira II, foi entregue à comunidade no último dia 16. As obras da segunda, em Serra da Bela Vista, estão em andamento desde o dia 14. Segundo o prefeito Guilherme Menezes, as máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura chegam a Baixa Grande já nesta semana, a fim de iniciar as escavações: “Estamos chegando para fazer uma boa barragem, alegrar toda a comunidade e armazenar água”.
‘Já produzindo’ – “É com muita satisfação que vimos à zona rural para nos encontrarmos com as pessoas e mostrar o que está sendo feito pelo Governo Municipal”, informou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. Esse trabalho resultou, somente nos últimos dois anos, na limpeza de cerca de 300 poços e aguadas e na construção de onze barragens, cada uma com capacidade média para acumular 50 milhões de litros de água. “Muitos desses reservatórios já estão cheios, e produzindo”, registrou o gerente de infraestrutura rural, Noeci Salgado.
“É uma política séria e forte, porque é de prevenção à seca”, analisou o vereador Júlio Honorato. O outro parlamentar presente, Coriolano Moraes, dedicou atenção ao fato de a barragem ser resultado de uma luta coletiva, que envolveu os moradores e o poder público municipal. “É muito importante quando a comunidade se organiza para lutar por um bem que será para todos”, disse Moraes.
No povoado de Baixa Grande, o prefeito e sua comitiva foram recepcionados pelo casal Evaristo Camerindo e Yolanda Santos, moradores da localidade há mais de quarenta anos. Camerindo elogiou a política municipal de construção de novas barragens, principalmente pelo fato de que, em 2014, o foco se voltou para a região de José Gonçalves. “É um grande compromisso do Governo Municipal com esta comunidade”, destacou ele, um ex-militar que entrou para a reserva há mais de 25 anos e hoje se dedica à agropecuária.
‘Felicidade’ – Antes de chegar à Baixa Grande, a comitiva fez uma escala no povoado de Serra da Bela Vista, a 7 km de José Gonçalves, a fim de vistoriar as obras da barragem que a Prefeitura está construindo ali. Os visitantes foram recebidos pelo agricultor Francisco Souza, proprietário do terreno onde a obra está sendo tocada.
Como mora bem em frente ao terreno, Souza acompanha o andamento do trabalho todos os dias e diz já apresentar expectativas quanto à conclusão da barragem. “Estou achando boa, excelente. Vai ser felicidade para todo mundo”, afirma o agricultor.
Além das pessoas citadas na matéria, a comitiva incluiu ainda o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues, e o gerente distrital Geovane Rocha.