O agricultor Vitório Ferreira da Silva adquiriu mais de cem mudas na Fazenda Experimental da Prefeitura para cultivá-las em sua propriedade

Não é de hoje que o agricultor Vitório Ferreira da Silva, presidente da Associação dos Moradores de Laranjeiras, gosta de plantar pés de umbu. No terreno ao redor de sua casa, há dez umbuzeiros comuns. Todos estão florados, à espera da primeira chuva que os levará a produzir os primeiros frutos. O interesse pela fruta motivou-o a adquirir, na Fazenda Experimental mantida pela Prefeitura, mais de cem mudas de uma variedade especial da planta: o umbu gigante.

Vitório Ferreira

“Eu quis melhorar a produção. Já tinha o hábito de plantar mudas de umbu comum. Acompanhei esse projeto e me interessei, para aumentar minha produção”, disse Vitório na tarde desta quinta-feira, 3, enquanto recebia, em sua casa, a visita do prefeito Guilherme Menezes, acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, e pela equipe de técnicos da Secretaria.

“Essa iniciativa tem possibilitado aos agricultores a oportunidade de melhorar cada vez mais seus rendimentos e sua qualidade de vida”, disse o prefeito, após ver de perto os pequenos pés de umbu gigante, plantados por Vitório em dezembro de 2012. Essa “melhoria” é justamente o que Vitório pretende. Ele já cultiva mantimentos básicos como mandioca, mamão, melancia, abóbora e andu. Com o umbu, pensa em diversificar. “O meu objetivo é vender a polpa, porque o lucro é maior”, explicou.

‘Aprendendo muito’ – Além de fornecer as mudas, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou ao agricultor toda a assistência técnica necessária. Vitório aprendeu, por exemplo, a fazer os enxertos que levam a planta convencional a transformar-se num umbuzeiro capaz de gerar frutos especiais, maiores que o normal. “Estou aprendendo muito com eles. Muitas coisas eu não sabia, e agora estou sabendo”, afirmou.

A Fazenda Experimental, localizada na região de Pedra Mole, possui hoje cerca de 750 mudas de umbu gigante, disponíveis a qualquer produtor rural que se interesse por adquiri-las e plantá-las em sua propriedade. Desde que foi criada, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fazenda já produziu quinze roças de umbu gigante, como a de Vitório em Laranjeiras. O objetivo é difundir ainda mais a cultura do umbu na região. “Em janeiro, com a floração que está tendo, temos a expectativa de bastante umbu na região da Fazenda Experimental. Vamos fazer visitas aos agricultores, para que eles se sintam motivados a plantar mais roças”, observou o secretário Odir Freire.