Quando a equipe do Governo Municipal entregou nessa terça-feira, 8, o Posto de Saúde do povoado de Matinha (distrito de Bate-Pé), os moradores da região evidenciaram em seus depoimentos que não é apenas na área da saúde que a Prefeitura atua beneficiando essa localidade rural. Como disse o senhor Valdemiro Oliveira, morador da região há mais de 40 anos, “aqui temos estradas, aguadas, barragens, energia elétrica; tudo que o homem do campo precisa para viver bem”.

E uma dessas obras foi visitada pelo prefeito Guilherme Menezes e pelo secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, momentos antes da entrega do posto. Foi a barragem construída no povoado de Cotia, distrito de Bate-Pé – uma das onze edificadas pelo Governo Municipal em 2013. Também participaram da visita o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, o gerente regional, Giovani Rocha e os vereadores Coriolano Moraes e Ricardo Babão.

“Com o auxílio do Governo Federal, conquistamos muitos avanços para a zona rural, como água, luz e escolas. Graças a isso, hoje, o homem do campo não precisa mais sair de sua região em busca de melhores condições na cidade”, avaliou o prefeito Guilherme Menezes.

Helena Maria Matos

Moradora do povoado de Cotia há quase quatro décadas, dona Helena Maria Matos, comemorou a existência da barragem quando as chuvas chegaram no início deste ano. “Nossa barragem encheu, que chegou sangrar. Antigamente, era difícil, tínhamos que andar muito para pegar água. Hoje não, tenho água aqui pertinho de casa”, contou a lavradora.

Além de executar obras estruturantes como a construção de barragens, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, investe, entre outros, na manutenção das estradas vicinais que servem para o escoamento da produção, bem como para garantir o atendimento em saúde e educação da comunidade da zona rural.

Para o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, estas ações permanentes demonstram o cuidado do Governo Municipal com a população rural. “Este é um Governo sensível às demandas do homem do campo e que possibilita a ele o acesso a saúde, educação e a infraestrutura necessária para alavancar o seu desenvolvimento na própria zona rural”, comentou.