Notícia Destaque
Postado em 14 de abril de 2014 as 10:24:25
Com o projeto executivo praticamente concluído, o trabalho se centra, agora, na elaboração do plano básico ambiental e no de reassentamento
Dono de uma experiência de mais de quarenta anos na construção de obras hidráulicas pelo Brasil afora, o engenheiro Hipéricles Macedo foi recebido pelo prefeito Guilherme Menezes, na manhã da última sexta-feira, 11, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). A reunião tratou de questões referentes à Barragem do Rio Pardo, cujo projeto executivo está em fase de finalização. Estão em andamento, também já próximos da conclusão, o Plano Básico Ambiental e o plano de reassentamento da população que atualmente mora na área onde será construída a barragem.
A área, localizada na região do distrito de Inhobim, inclui 86 propriedades rurais, nas quais vivem 74 famílias. Destas, 48 serão reassentadas, e o restante optou por receber a indenização. O reassentamento será feito numa outra área, na mesma região, na qual serão construídas duas agrovilas, equipadas com unidade de saúde e escola. De acordo com o plano, cada família receberá uma casa e um terreno de 15 hectares. “É preciso fazer tudo respeitando a população local, para evitar que alguma delas possa ser prejudicada”, observou Hipéricles, que é também diretor da IBI Engenharia, empresa que venceu o processo licitatório e ganhou o direito a elaborar o projeto da barragem.
Outro aspecto da obra a ser destacado foi o projeto de construção do sistema adutor da barragem, que será responsável por conduzir a água até a estação localizada em Barra do Choça. Trata-se de uma obra distinta, mas de caráter complementar ao funcionamento da futura barragem. “Já estamos recolhendo todas as informações e documentos para irmos a Brasília buscar todo o apoio para que os recursos estejam assegurados, porque essa é uma obra da qual Vitória da Conquista não pode abrir mão”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes, que destacou, ainda, o empenho permanente que o Governo Municipal sempre dedicou à busca por recursos que viabilizassem a construção da barragem do Rio Pardo.
‘Boa notícia’ – O prefeito comemorou, ainda, o que considerou uma “boa notícia”. Segundo os últimos estudos, descobriu-se que, por conta da profundidade do vale, a obra poderá armazenar cerca de 434 milhões de metros cúbicos de água – e não “apenas” 330 milhões, como se acreditava até agora. “É uma boa notícia e é mais um passo fundamental para que Vitória da Conquista e as demais cidades do planalto possam dispor desse projeto”, comemorou Guilherme.
Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Debora Rocha, os dois empreendimentos – barragem e adutora – serão determinantes para que a população venha a conhecer uma nova realidade no que diz respeito a recursos hídricos. “Os dois juntos trarão para Vitória da Conquista a possibilidade de abastecimento de água por muito tempo”, disse.
A reunião contou também com a presença do secretário municipal de Finanças, Mizael Bispo, do engenheiro Roberto Carvalho e do coordenador do projeto da barragem do Rio Pardo, Ornaldo Freitas, ligado à IBI Engenharia.