Notícias
Postado em 21 de outubro de 2014 as 15:10:11
Lançada oficialmente nesta terça, 21, a iniciativa desenvolverá pesquisas operacionais sobre a hanseníase no município
Antes de lançar oficialmente o programa Integrahans em Vitória da Conquista, às 14h, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a pesquisadora e consultora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria de Jesus Alencar, esteve pela manhã na Prefeitura, em reunião com o prefeito Guilherme Menezes. O encontro teve ainda a presença da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, do representante da ONG Netherlands Hanseniasis Relief (NHR) no Brasil, Duane Hinders, da assessora da mesma instituição, Margarida Praciano, e da psicóloga Thayse Andrade, representante local do projeto.
Maria de Jesus falou ao prefeito sobre a iniciativa lançada pela UFC com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e já desenvolvida em três estados – primeiro em Rondônia e, em seguida, no Tocantins, antes de chegar à Bahia. Em terras baianas, o Projeto Integrahans estará presente nos municípios de Tremedal e Vitória da Conquista. Segundo a pesquisadora, o objetivo da visita é prosseguir com pesquisas operacionais e avançar no trabalho de esclarecimento das informações a respeito da hanseníase.
“Viemos para dar continuidade ao processo de pesquisas, que já se iniciou desde o ano passado. Agora, estamos passando por outra etapa, que é a coleta de dados no campo. É a visita às unidades de saúde e o treinamento dos profissionais e pesquisadores que irão desenvolver essa pesquisa aqui no município”, explicou Maria de Jesus, destacando ainda que o grupo responsável por executar as pesquisas é formado por profissionais de saúde, pesquisadores, professores e estudantes universitários.
Para Hinders, a população tem muito a ganhar com a intensificação dos estudos e pesquisas sobre a doença, cuja incidência, em Vitória da Conquista, é moderada. “O processo de pesquisa operacional ajuda a fazer uma busca ativa dos dados. E Vitória da Conquista foi um município pioneiro em buscar soluções nas áreas de HIV, aids e doença de Chagas. E, ultimamente, também na hanseníase”, apontou. “Com os dados levantados, vêm as recomendações sobre como aperfeiçoar os serviços de saúde, e isso impacta a população em geral, pois serão identificados os gargalos. E também aprimorar o acesso a uma saúde plena”, acrescentou.
“É um grande prazer recebê-los aqui, principalmente com um trabalho tão importante para o nosso município”, agradeceu o prefeito Guilherme Menezes. “Esse é um trabalho que tem que ser feito. Fico feliz que vocês estejam aqui, atuando com a nossa Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou o gestor.