Notícias
Postado em 30 de abril de 2014 as 17:20:19
Com o intuito de prestar contas das ações do Governo Municipal no bairro Nova Cidade, a Prefeitura realizou nessa terça-feira, 29, uma reunião com representantes do bairro. Estiveram presentes o prefeito Guilherme Menezes, as secretárias de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, e de Infraestrutura, Debora Rocha, e a Executiva do Orçamento Participativo (OP).
Durante a reunião, os gestores falaram sobre a reforma da casa onde funcionará, provisoriamente, a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Cidade e sobre a construção da sede própria. Ao todo, estão sendo investidos na reforma mais de R$ 57 mil de recursos próprios do Município. Já na construção da sede, o investimento é superior a R$ 376 mil provenientes do Ministério da Saúde e da Prefeitura.
Para o prefeito Guilherme Menezes, as transformações ocorridas no bairro são fruto da organização popular. “Desde 1997, buscamos dialogar com as comunidades, por meio do Orçamento Participativo e dos conselhos de saúde, que vêm ajudando a cidade se desenvolver, principalmente na área da saúde, onde o Município se tornou polo e referência de atendimento para toda uma região”, ressaltou.
O presidente do Conselho Local de Saúde do Panorama e da Associação de Moradores do Nova Cidade, Osvaldo West, lembrou que o objetivo principal da reunião foi o agradecimento ao Governo Municipal pelas conquistas recentes na área de saúde. “Estamos aqui para reconhecer e aplaudir o Governo que ouviu as demandas da comunidade, por meio do conselho e da associação, que fizeram o pedido para que nosso bairro tivesse uma unidade de saúde própria”, destacou.
A secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, falou sobre o atendimento à comunidade. “Com a nova equipe, o acesso à saúde ficará mais fácil para comunidade, que contará com médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e saúde bucal, que serão responsáveis não só pela medicina curativa, mas principalmente, pela promoção à saúde e prevenção”, afirmou.
Para a agente comunitária de saúde e delegada do OP, Adiné Chaves, o benefício de ter uma unidade próxima da comunidade será muito grande. “Se não fosse a união de todos e a compreensão do Governo de que necessitávamos desta unidade, tenho certeza de que não estaríamos aqui hoje comemorando esta conquista”, salientou Adiné.
A secretária municipal de Infraestrutura, Débora Rocha, fez questão de ressaltar a transformação ocorrida no bairro, nos últimos dois anos, com a pavimentação das ruas e a instalação de escola, creche e a Base Comunitária. “O Nova Cidade é um exemplo que a gente tem no município de nova configuração urbana. É um modelo que o Governo pretende implantar em nos bairros da cidade”, destacou.
Na opinião do gerente de Mobilização Popular, Idelzito Rocha, as conquistas apontadas resultam do querer da comunidade que sabe se organizar. “Quando a gente participa das ações do Governo, a gente ajuda a transformar a nossa realidade”, argumentou.
A sede da unidade de saúde, que começou sua construção no mês de fevereiro de 2014, contará com sala de espera, recepção, três consultórios; salas de reunião, vacina, curativo e procedimento; farmácia; copa; depósito; e sanitários.