Durante o encontro, tratou-se de questões referentes ao sistema de transporte público de Vitória da Conquista

Representantes de movimentos da juventude participaram de uma reunião com a Administração Municipal na noite desta sexta-feira, 23, no Gabinete Civil da Prefeitura. O tema central do encontro envolveu questões referentes ao sistema de transporte coletivo da cidade – tanto o que está em vigor quanto o que será implantado pelo Governo Municipal, com uma série de avanços em relação ao atual.

Praticamente todos os convidados estiveram presentes nas manifestações realizadas em Vitória da Conquista durante o mês de junho, em sintonia com a movimentação que ocorreu em nível nacional e cuja uma das demandas foi a mobilidade urbana. “A intenção desta reunião é informar à juventude que esteve nas ruas, reivindicando pacificamente por um transporte público de qualidade”, explicou Rudival Maturano, titular da Coordenação da Juventude.

Durante a reunião, tanto Rudival quanto o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, ouviram os questionamentos do público sobre melhorias no sistema de transporte público de Vitória da Conquista. Sellmann informou-os sobre detalhes do futuro sistema, que trará melhorias como o aumento e a renovação da frota de ônibus, câmeras de monitoramento no interior dos veículos, implantação do bilhete único, acréscimo de dois novos pontos de vendas presenciais e a possibilidade de adquirir créditos via internet, entre outros avanços.

“É preciso que eles tenham conhecimento sobre essas iniciativas porque quando se conhece, torna-se possível, inclusive, sugerir e contribuir. É importante, agora, fazer outras reuniões e ter uma sequência”, observou o secretário de Mobilidade Urbana.

‘Avanços concretos’ – Segundo o estudante Guilherme Ribeiro, ativista do Levante Popular da Juventude, o Governo Municipal “está de parabéns” por convidar os movimentos juvenis para o debate. “É importante a iniciativa do diálogo. Mas o mais importante é a gente continuar tendo avanços concretos”, afirmou Ribeiro, atualmente no nono período do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“É sempre positivo reunir pessoas de diversos segmentos para debater assuntos importantes para a cidade”, avaliou André Ará, militante do movimento Ciclomobilidade, que defende a intensificação do uso da bicicleta como alternativa viável para a mobilidade urbana. “A mobilidade, o transporte público e essas melhorias são avanços que queremos ter. Nada mais importante do que estar todo mundo aqui, participando e debatendo temas que são do interesse de todos”, complementou o cicloativista.

Além da Coordenação da Juventude e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (também com o coordenador municipal de Transportes, Daniel Botelho), o Governo Municipal esteve representado por integrantes da Procuradoria Geral (Luana Caetano, Maria Aparecida Falcão e Juscelma Leão) e da Assessoria Jurídica (Sara Maele).