O encontro foi promovido na manhã desta quarta-feira, 19, no Gabinete Civil

Os investimentos das esferas pública e privada no setor educacional de Vitória da Conquista não param. Muitas das instituições particulares, atraídas pelo expressivo desenvolvimento socioeconômico do município, escolhem a cidade para fixar seus empreendimentos educacionais fortalecendo ainda mais o setor. Neste ano, por exemplo, a cidade ganhará uma nova unidade de ensino superior: a Universidade Católica de Salvador (Ucsal). A instituição funcionará a partir do mês de abril.

José Menezes

Na manhã desta quarta-feira, 19, com o objetivo de consolidar parcerias com o Governo Municipal, representantes da Ucsal participaram de uma reunião no Gabinete Civil com o vice-prefeito, Joás Meira, com o secretário Municipal de Educação, Ricardo Marques e com o assessor especial do Gabinete Civil, Gildásio Silveira. “Estamos saindo daqui hoje com um resultado muito positivo, pois superou muito nossas expectativas. Encontramos, aqui, parceiros dispostos a trabalhar para que, em curto prazo, a gente consiga fazer ações acadêmicas e científicas com muito mais objetividade e materialidade. Essa equipe de Governo realmente me impressionou”, declarou o pró-reitor e vice-reitor da Ucsal, José Menezes.

A Ucsal funcionará em Vitória da Conquista no bairro Candeias oferecendo cursos de graduação e de pós-graduação. A oferta envolverá três áreas: Saúde, Negócios e Direito. “A implantação de mais uma instituição de ensino superior representa um avanço muito grande, pois vai aumentar ainda mais o nível de ensino na cidade, além de estimular a pesquisa e o desenvolvimento das potencialidades de Vitória da Conquista”, avaliou o vice-prefeito, Joás Meira.

Conforme José Menezes, vários motivos impulsionaram a escolha de Vitória da Conquista para implantação de uma extensão da Ucsal na cidade. “O primeiro motivo foi o desenvolvimento do município; o segundo foi a possibilidade de consolidar uma parceria mais forte com a igreja local; já o terceiro motivo é o nosso forte movimento de interiorização em que estamos elegendo alguns centros para formar profissionais com muito mais capacidade técnica e humana”, certificou.

Educação superior e municipal – Vitória da Conquista conta com mais de 12 mil estudantes em oito instituições de ensino superior. Cinco são resultantes da iniciativa privada, incluindo a novata Ucsal, e três são da esfera pública. Na Rede Municipal de Ensino, o município conta com mais de 42 mil alunos distribuídos em 182 escolas e 21 creches, que somam 203 unidades de ensino nas zonas urbana e rural.