Membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista e da Associação Umbuzeiro do distrito de Bate-Pé receberam na manhã desta sexta-feira, 12, na sede do sindicato, a visita do prefeito Guilherme Menezes, do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odir Freire, e do assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira.

Durante o encontro, uma comissão de moradores da comunidade de Bate-Pé apresentou algumas demandas ao Governo Municipal e manifestou o desejo de emancipação da comunidade. O anseio foi colocado à Administração Municipal por conta da tramitação do Projeto de Lei Complementar que transita no Congresso Nacional, para facilitar a criação de novos municípios em todo o território nacional.

O prefeito Guilherme Menezes disse que a emancipação é uma reivindicação legítima, mas ressaltou a importância da realização de um estudo de viabilidade técnica e da necessidade de uma discussão aprofundada no distrito. “Penso que podemos realizar uma série de debates na comunidade para ouvir a vontade da população e promover um estudo de viabilidade para avaliar a capacidade de produção da região, verificar soluções de abastecimento de água, até porque a Assembleia Legislativa precisa dessa fundamentação, caso o projeto que tramita no Congresso Nacional tenha êxito”, ressalta.

O prefeito disse ainda que o Governo Municipal vai colocar especialistas à disposição da associação, para a realização do estudo técnico de viabilidade hídrica e econômica da comunidade e buscar parcerias, como as universidades, para que outras instituições também possam colaborar com a iniciativa.

Rose Oliveira

A professora Rose Oliveira agradeceu pela colaboração da gestão. “É um caminho longo a percorrer, agora vamos traçar metas e direcionar as conversas com a comunidade a partir dessa primeira orientação que nos foi dada hoje”, afirmou a professora, que também é diretora do centro educacional da comunidade e membro da associação.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nailton da Rocha, disse que o município tem promovido avanços em dotar os distritos da zona rural de serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura rural.