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Postado em 22 de janeiro de 2014 as 18:30:27
Na tarde desta terça-feira, 21, o Governo Municipal se reuniu com a equipe do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) para relatar os resultados exitosos da viagem à Província de Gaza, em Moçambique. O roteiro da viagem, organizado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), que desenvolve o projeto “Fortalecimento das capacidades do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDANPCS para Respostas ao HIV na Província de Gaza”, incluiu visitas à capital de Gaza, Xai-Xai, e aos distritos de Bilene e Mandlakazi.
O prefeito Guilherme Menezes aproveitou a ocasião para destacar a experiência exitosa da viagem. “Foi uma visita muito rica, na qual tivemos a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas em Vitória da Conquista e aprender também com eles. Percebemos que mesmo com tantas dificuldades e pobreza, eles enfrentam com coragem a epidemia, e que existem muitos processos burocrátcos que precisam ser quebrados para tornar os serviços ainda mais acessíveis”, afirmou.
Em 2014, o Caav completará quinze anos de existência, tendo se destacado ao longo desses anos como um dos principais centros de prevenção e de tratamento para pessoas que vivem com o vírus HIV/aids na Bahia. “Esses quinze anos do serviço têm uma importância municipal e regional, por atender regiões que não são pactuadas com Vitória da Conquista. O Caav oferece ações de prevenção e detecção do HIV/ aids, além do tratamento especializado às pessoas diagnosticadas com o HIV/ aids. Contamos ainda com uma equipe com grande competência técnica e que trabalha com muita dedicação”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane.
O Caav é o único serviço em todo o estado que dispõe, em um só equipamento, de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de Serviço de Assistência Especializada (SAE), de Hospital Dia (HD), de Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT) e do Programa para Tratamento de Hepatites B e C. Bárbara Fernandes trabalha há quase um ano no serviço e destaca a sua satisfação com o trabalho que desempenha. “Eu já trabalhei em um grande centro em São Paulo e percebo que nosso atendimento é diferenciado, individual e personalizado. O paciente chega com a queixa e sai atendido, medicado e com todos os exames encaminhados. É um serviço de muita importância para a população e com grande eficácia na cidade”, disse.