Notícia Destaque
Postado em 12 de junho de 2014 as 09:53:09
Além da apresentação de um resumo das atividades, também houve o lançamento de uma cartilha informativa sobre o setor
Os serviços oferecidos pela Administração Municipal são diariamente avaliados pela população. Por telefone, via internet ou de forma presencial, manifestações individuais feitas por moradores chegam diariamente à Ouvidoria Geral do Município – que inclui também a ouvidoria que se dedica exclusivamente às questões do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após passar por uma triagem inicial, cada uma dessas demandas é encaminhada imediatamente à Secretaria responsável, para que tome conhecimento, analise a questão e providencie uma resposta, que logo retornará à Ouvidoria para, enfim, ser remetida de volta ao morador, já com os esclarecimentos necessários.
Esse trabalho, desempenhado de forma permanente pela Ouvidoria Geral do Município, foi apresentado em detalhes a toda a equipe do Governo Municipal na tarde desta quarta-feira, 11, numa reunião de trabalho da qual participaram o prefeito Guilherme Menezes, o vice, Joás Meira, e praticamente todos os secretários municipais. Durante o encontro, foi lançada oficialmente uma cartilha informativa que descreve, em linguagem acessível, as informações necessárias sobre o funcionamento do setor.
“Esse é um dos órgãos mais importantes do Governo Municipal, por ser uma espécie de instrumento que mede a qualidade dos serviços oferecidos pela Administração aos destinatários”, disse o prefeito Guilherme, responsável por instituir a Ouvidoria, por meio da Lei Municipal nº 1.612/2009. “Esse setor faz chegar ao Governo demandas importantes, para que os serviços estejam sempre melhorando”, complementou.
‘Canal de aproximação’ – “O que fazemos é estabelecer um canal de aproximação entre os moradores e o Poder Público Municipal”, definiu a ouvidora-geral do Município, Marília Palles. Pelas estatísticas apresentadas pela equipe, esse “canal” parece estar sendo permanentemente reforçado. Ao longo de 2013, a Ouvidoria registrou mais de 1.800 manifestações de cidadãos – mais que o dobro das cerca de 800 feitas no ano anterior.
“Em Vitória da Conquista, a Ouvidoria funciona, e funciona bem, por conta do apoio que existe por parte do Gabinete Civil e dos próprios gestores”, avaliou o ouvidor responsável pela Saúde, Paulo Edson Amorim. Essa constatação também foi feita pelo vice-prefeito Joás Meira: “A importância desse serviço é que o Governo Municipal tem mais um canal para ouvir o cidadão”.
Contato – Para apresentar qualquer manifestação – denúncias, reclamações, informações, solicitações, elogios ou sugestões – sobre os serviços oferecidos pela Administração Municipal, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 284 5857, ou pela internet, através do site oficial da Prefeitura.
Caso a pessoa prefira se manifestar de forma presencial, a sede da Ouvidoria Geral do Município fica na Rua Coronel Gugê, 401, Centro – ao lado da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.