Os cônsules visitaram Vitória da Conquista para conhecer os profissionais que atuam no Programa Mais Médico

Representantes do Consulado de Cuba em Salvador estiveram em Vitória da Conquista, no início desta semana, em visita aos médicos cubanos que atuam no município e região pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Fizeram parte da visita os cônsules Raul Gonzáles e Orelvis Montes de Oca Leon.

Raul Gonzáles

Com nove médicos no programa, Vitória da Conquista foi a primeira cidade do Nordeste a ser visitada pelos cônsules. Eles estão no Brasil desde o mês de maio, quando foi inaugurado, em Salvador, o Consulado de Cuba. “A abertura do Consulado foi importante por conta do grande número de médicos cubanos que a Bahia recebeu. Já são mais de mil profissionais espalhados por todo o estado”, explicou Raul Gonzáles, durante uma reunião promovida com o prefeito Guilherme Menezes, nessa quarta-feira, 25, no Gabinete Civil.

Ainda segundo Raul, o Consulado da Bahia responderá por todo o Nordeste e as visitas fazem parte da parceria entre o governo de Cuba e o governo brasileiro. “Esta integração entre os dois países é muito importante”, enfatizou o cônsul.

Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes falou sobre a relação do Brasil com Cuba e sobre a importância do Programa Mais Médicos. “Estamos com nove médicos cubanos aqui no município e nossa população está muito satisfeita com o trabalho de todos”, ressaltou o gestor. Segundo os cônsules, atualmente Cuba estabelece parceria com 62 países na área médica.

Mais Médicos – Lançado em julho de 2013, pela presidente Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.